sexta-feira, 19 de outubro de 2007

VIVA A TERTÚLIA DA POESIA


MUITO OBRIGADO ADOLFO


POESIA E TERTÚLIA NO CAFÉ ALIANÇA

Ontem à noite, dezenas de poetas algarvios, encontraram-se no Café Aliança para ler, dizer e falar de poesia.


Encontro promovido pela equipa organizadora das tertúlias no Aliança (Bivar) e pela Sulscrito.


De acordo com o próprio, "Sulscrito - Circulo Literário do Algarve é uma ideia em movimento, um grupo informal de autores, nascidos ou residentes no Algarve, que decidiu desenvolver acções de divulgação da escrita e da leitura na sua região, o Sulscrito pretende funcionar como um ponto de encontro da litrratura, das ideias e dos autores ao Sul".

Para além dos poetas convidados, outros da assistência também criadores de poesia ainda na gaveta, disseram poemas seus e alimentaram a tertúlia poética defendendo seus pontos de vista sobre o que é e qual o objectivo da poesia.


Claro, dada a intimidade da poesia, cada um a faz conforme o seu olhar e intelecto vê e sente e, depois, a sua cultura a exprime. A poesia é um estado de alma, um sentimento interiorizado e por conseguinte para cada um a sua poesia, a sua necessidade de poesia, a sua definição de poesia.


Já era esta a minha percepção e foi esta, novamente, a conclusão que tirei desta noite de tertúlia poética.Sendo a poesia um monumento em permanente construção, cada encontro tertúlia como este, acrescenta mais um tijolo ao nosso edifício poético.

O MEU REGOZIJO


Meu caro Adolfo,

Viva,
Muito bem.

Obrigado por teres publicado no teu espaço APCGORJEIOS, como me tinhas prometido, algumas notas sobre o encontro de poesia que se realizou aí no Café Aliança.

Como pessoa amante da literatura e da poesia em particular, agrada-me saber que dezenas de poetas algarvios se tivessem reunido no Café Aliança para ler, dizer e falar de poesia.

Gostaria que a tertúlia fosse em frente, pois como disse o cantor Zé Mário Branco, a cantiga (poesia) é uma arma... A literatura, poesia, os blogs na net... em suma, a palavra é uma arma.

Objectivo da poesia?

A Sulscrito ou Círculo Literário do Algarve deveria ???..preparar uma acta com o resultado da discussão e enviar a quem solicitar de qualquer forma.

Dizes que a poesia “ é um estado de alma, um sentimento interiorizado e por conseguinte para cada um a sua poesia, a sua necessidade de poesia, a sua definição de poesia. Já era esta a minha percepção e foi esta, novamente, a conclusão que tirei desta noite de tertúlia poética.Sendo a poesia um monumento em permanente construção, cada encontro tertúlia como este, acrescenta mais um tijolo ao nosso edifício poético.”...

E eu concordo

Gostaria de te pedir um favor: “Que me representasses aí como mais um, a favor da poesia.”

Um abraço e cumprimentos para ti, como prosador e poeta e um abraço e cumprimentos para todos os poetas presentes na reunião do café ALIANÇA do

João Brito Sousa.

Sem comentários:

Enviar um comentário