domingo, 28 de outubro de 2007

POEMA

(golf é poesia)

PORTO, 2007.10.28


A POESIA

Faz parte da minha vida .. transporta-me...
Para sítios e locais belos e distantes !...
Nela, o silêncio existe e a respiração corta-se-me
Porque o agora não é igual ao que era dantes.!...

A poesia é o caminho a direcção, o sinal...
Que nos alberga como a Mãe ao seu menino.
E leva-nos nas asas do vento para o tal local
Que Deus disse ser o local do nosso destino....

Poesia é construir o nosso futuro agora!...
É dizer a nós próprios que um Homem não chora
É lutar com ela contra a ditadura e a tirania


Um poeta é aquele que não desmerece e vence.!..
E apenas com a ajuda das palavras convence
Que a melhor arma para se vencer é a poesia....

João Brito Sousa


1 comentário:

  1. Poesia

    Não sou poeta, porque não é poeta quem quer. Não sou versado em poesia, porque a minha sensibilidade às coisas da leitura não me endereçou para ela. Nem sempre compreendi os poucos poetas que li, porque a excentricidade da sua escrita me complicava a minha aptidão de entendimento do que havia sido escrito.

    Todavia, dentro de todo o entendimento de que disponho, sobre o que deve ser a poesia, do que deve ser cantado por essa via, dos motivos que levam um poeta a expressar-se bem como dos fins que se propõe atingir, desse entendimento, dizia, resulta claro e inequívoco o aceitar, sem comentários ou críticas, o poema de hoje, que tão bem define a Poesia.

    Parabéns!

    Não sei se a poesia é a melhor arma para se vencer.
    Não sei se com a poesia de agora se constrói o nosso futuro.
    Não sei se a poesia é o caminho, a direcção, o sinal.

    Mas sei, senti e vivi a força das palavras do poeta quando elas foram necessárias para consolidar os efeitos duma revolução sócio-política. E recordo-me do Zeca, no topo dum conjunto de muitos outros de então.

    Que viva a poesia! O poeta, esse, nunca morre!

    Arnaldo silva
    Felizmente reformado

    ResponderEliminar