quarta-feira, 17 de outubro de 2007

BRACIAIS; ACONTECIMENTOS E FACTOS


Os BRACIAIS é um sítio que fica na estrada que vai para Mar e Guerra para quem vem do Patacão. O homem mais importante dos Braciais era o senhor JAQUIM MADEIRA, proprietário, que foi a primeira pessoa lá da terra a possuir um automóvel. Era uma arrastadeira Citroen, daqueles que pegavam à manivela. Depois ainda foi possuidor de um carro azul de marca Humber.


Estava com falta de assunto para compor o post para amanhã. Por isso, liguei ao meu bom amigo João PATULEIA e apareceram logo uma série de assuntos. O João estava a ler o poeta louletano, Joaquim Coelho Afonso e leu-me esta quadra do poeta:

São azedas; são bem amargas
São filhas do meu doer
Quando a musa me dá largas
Saem do peito a ferver.

E eu respondo assim ao poeta Afonso

EM RESPOSTA

A tua poesia é sentida..
Mas põe alegria no que dizes
É mais fácil viver a vida
Quando somos felizes...

Para quê coisas amargas
E coisas azedas também?...
Se a tua musa te dá largas
Faz a tua poesia bem

Faz uma quadra mais atraente
Falando dessa vida tua
Mesmo que não digas à gente
A verdade nua e crua

...................................................

ACONTECIMENTO Nº 1

O maior acontecimento dos Braciais desde que eu saí daí em 63 foi

O GOLO DO LITOS AO BENFICA.

Esta ninguém lhe tira, o de ser o primeiro jogador do Braciais a meter um golo no estádio da Luz ao Benfica. Foi num jogo de juniores que o Farense alinhou com:

Calotas, João Patuleia, Manhita e Manuel Nobre. Cavaco e Litos. Armandinho, Pescada, Zé Bento, Zé Gonçalves e Ribeirinho.

A jogada resultou de um pontapé de canto apontado por Cavaco, a defesa devolveu e Litos à entrada da área rematou forte sem hipóteses de defesa para o Keeper da Luz.


ACONTECIMENTO Nº 2

A charola na casa do Manuel MOLEIRO.

O Horácio era o homem da frente
O Moleiro tocava pandeiro
Tanto comeu aquela gente
Que aguentaram o dia inteiro

O Dispa-se foi à da sogra sem mal
Mas levou tal carga de porrada
Que depois veio dizer ao pessoal
Que aquilo não tinha sido nada...



QUE É FEITO DO 28?
e DO ALTAFANI?
e DO PLATINI?
PS. Gostava que as pessoas do Patacão e dos Braciais me enviassem histórias da nossa terra para eu publicar aqui.
Igualmente convido o Zé Cristina de Santa Bárbara de Nexe a morar no Montenegro, que trabalhou comigo na DIAMANG em Angola a mandar uns artigos ambém.
O meu email é jbritosousa@sapo.pt e é para aqui que devem mandar os textos.
Fico a aguardar.
Até lá um grande abraço do

(continua)
João Brito Sousa

2 comentários:

  1. Boa memoria do nosso amigo J. Patuleia que ainda se lembra da chalurada desses tempos, pois eu tenho boas recordacoes desse tempo

    ResponderEliminar
  2. PORTO, 2007.10.19

    Caroa amigo dos Braciais.

    Bom dia.

    Não percebo a sua mensagem. Nem percebo o que é isso da chalurada, nem porque razão vem o nome do nosso amigo J. Patuleia para aqui.

    O responsável por tudo aquilo que é publicado neste espaço sou eu.

    Portanto qualquer incorrecção é tratada comigo.

    Aceite um abraço do

    JOÃO BRITO SOUSA

    ResponderEliminar