terça-feira, 16 de outubro de 2007

CRÓNICA DE S.BRÁS DE ALPORTEL


NOTICAS DO XICO CABRITA

Texto de JOSÉ ALEIXO SALVADOR


O Xico Cabrita andou desde a escola primária comigo.

Andava eu na terceira classe com o professor Amável, o tal do Magistério Primário, quando um dia apareceu lá na aula, transferido de Vila Real de Santo António, o Cabrita. O pai tinha durante uns anos trabalhado na vila pombalina, embora fosse de S.Brás.

Depois da quarta classe preparámo-nos no ano seguinte para o exame de admissão à Escola Comercial com a professora Clotilde, que em casa dava aulas pagas para esse fim. Entre outros, andávamos lá eu, o Passos Botinas e a irmã, o Marcelino Viegas, o Marcelo, o António Leonardo, o José Fernandes, o Carlos Cantas Lopes e o Cabrita - o Francisco Gabriel Carvalho Cabrita, também meu grande amigo.

Todos o que mencionei entraram ne Escola Comercial nesse mesmo ano depois do exame menos o Marcelo, que foi para o Liceu. Na altura o pai do Cabrita foi para os Estados Unidos da América e mandava-lhe uns blusões americanos que faziam inveja à malta, naqueles tempos do Elvis Presley.

Mais tarde mandou ir para lá o Cabrita. O pai quase todos os anos aparecia de férias lá em S.Brás e o Cabrita nem tanto, mas de vez em quando parece que aparecia. Eu, como estava por aqui não tinha oportunidade de o ver.

Até que um dia, há cerca de 20 anos aparece-me ele no BNU, na Rua Augusta, acompanhado da mulher que segundo me disse era de origem sueca ou dinamarquesa, já não me recordo. Ela era secretária da administração num Banco nos EUA.

Estavam pensando vir para Portugal, se a mulher gostasse e arranjasse um emprego semelhante aqui num Banco, mas depois as coisas não se concretizaram e por lá ficaram.

O pai reformou-se e veio para S.Brás onde faleceu há uns anos, e daí nunca mais soube do Cabrita, mas ainda hei-de perguntar por ele ao António Leonardo, que é bem capaz de saber por onde ele anda

Subscrevo o que descreves da Serra do Caldeirão, dos passeios às suas entranhas. Quando vou a S.Brás vou sempre dar aquela volta, passando pelos Parizes, Cabeça do Velho, Cerro
da Ursa etc.

O MEU COMENTÁRIO

Meu caro ALEIXO,

Muito obrigado pela colaboração neste espaço que também é teu. Bonita crónica onde aparecem velhos amigos comuns. Deles todos tenho uma simpatia especial pelo António José que andava sempre com o Neves.

Se tiveres tempo alinhava ai umas linhas a falar dessa boa camaradagem.

Aí vai um abraço para eles todos.

E não te esqueças que quero o Xico CABRITA aqui.

Cumprimentos à tua mulher e um abraço para ti do


João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário