quinta-feira, 25 de outubro de 2007

TEATRO


(aritófanes)

ARISTÓFANES

As primeiras comédias da história do teatro assemelhavam-se mais àquilo a que hoje damos o nome de revista `a portuguesa do que ao que chamamos de comédia. A sátira social constituía o seu elemento preponderante. As figuras mais destacadas: políticos, poetas, filósofos e outros, eram aí atacadas com violência.

Não sabemos, de fonte certa, onde e como nasceram, mas a palavra comédia mostra que é preciso procurar a sua origem nas festas celebradas em honra de Dionísio nos quatro cantos do mundo helénico; durante estas festividades grupos de homens embriagados divertiam-se com patranhas grosseiras, lançavam-se em danças desenfreadas e cânticos atrevidos. Este género de representação tinha a designação de Komos; as comédias gregas conservaram muito dos seus aspectos barrocos, mesmo depois de os poetas terem tratado este humorismo grosseiro com uma arte nova e de o haverem integrado numa acção coerente.

O género parece ter nascido na Sicília e foi, mais tarde , imitado em Atenas..

O maior comediógrafo foi Aristófanes. Nada sabemos da sua vida, a não ser que pertencia a uma família de ATENAS e nasceu por volta de meados do século V. Não se sabe onde nasceu, mas é provável que tivesse sido em Egina. A primeira comédia de Aristófanes foi representada em 472 antes de Cristo, ou seja, durante o quinto ano da Guerra do Peloponeso

A comédia trata de um camponês que foi instalar.- se em Atenas.

A mais bela comédia de ARISTÓFANES chama-se «As AVES», que foi representada pela primeira vez em 414, quando toda Atenas estava inquieta com a expedição à Sicília. A acção é, em grandes linhas o seguinte: dois cidadãos, fartos de todas as discussões que dividem Atenas, decidem fundar uma nova cidade, não assente na Terra, mas nos ares, no reino dos pássaros.. Os dois emigrantes Pistétero e Evélpido, levam com eles o estritamente necessário: vasos,. frigideiras, uma agulha de sapateiro etc...

O s dois amigos desejam em primeiro lugar encontrar a Poupa, de nome Tereia, pois, em tempos, este pássaro foi um homem e, portanto, deve ser capaz de lhe dar preciosos ensinamentos.


João Brito Sousa

2 comentários:

  1. JOÃO,
    Há uma troca de números(427 e não 472) na data da 1ºrepresentação de Aristófanes.
    Tudo indica que a comédia nasceu dos cantos fálicos das festas rústicas dionisíacas que se realizavam pelas aldeias Gregas(canto ditirâmbico;solista e coro)e só antes de surgir na Ática como género literário, teve na Sicília alguns progressos. Não esquecer que a Sicília era uma colónia grega e culturalmente helénica, portanto dizer que "...parece que nasceu na Sicília" pode criar algum equivovo aos menos atentos a estas coisas.
    Um abraço do Adolfo.

    ResponderEliminar
  2. Porto, 2007.10.25

    Meu caro amigo ADOLFO.

    Sempre disse que o rigor é contigo. Efectivamente a 1ª comédia de Aristóafnes foi representada em 427 antes de Cristo.

    A minha fonte,o historiador CARL GRIMBERG, diz na sua HISTÓRIA UNIVERSAL, que o género parece ter nascido na Sicília.

    Mas não me oponho à tua versão.

    Aaí vai um abraço do

    Joã Brito Sousa

    ResponderEliminar