domingo, 21 de outubro de 2007

GRANDE FIGURA DE FARO

(câmara muncipal de faro)


CARLOS AUGUSTO LYSTER FRANCO

Fiel ao meu princípio de que a cidade de Faro deverá preservar e enaltecer até as pessoas que de alguma forma contribuíram para o engrandecimento do seu grande património cultural, penso ser da mais elementar justiça enaltecer a grande dedicação à cidade do lisboeta, radicado em FARO, que foi Carlos Augusto Lyster Fran
Natural de Lisboa, veio para Faro em 1901. Foi professor, comissário distrital de Polícia, director do Posto Meteorológico D. Francisco Gomes, jornalista, pintor. Presidente da Câmara Municipal de Faro em 1919 e Vereador da mesma autarquia em 1919-22.

Carlos Lyster Franco leccionou nas Escolas Pedro Nunes, Escola Normal Superior, Escola Tomás Cabreira e Escola do Magistério Primário.

É deveras impressionante a aptência e preparação profissional deste homem, que foi professor em várias escolas da cidade mas em matérias diferentes, o que, certamente lhe exigia uma preparação sólida mas diversificada.

Foi comissário de Polícia onde certamente lhe era exigido o conhecimento de leis, foi director do Posto Meteorológico onde lhe exigiram conhecimentos de geografia física, como jornalista deveria ser possuidor de bons conhecimentos de literatura, como pintor deveria ser possuidor de intuição e habilidade de mãos e ainda conhecimento de gestão de empresas para estar preparado para o desempenho do cargo de Presidente e vereador da Câmara.

Quando eu estava a terminar o Curso Comercial na Escola em Faro (1959), foi quando esta personalidade faleceu. Penso que nessa altura a cidade já estaria provida de quadros qualificados em número suficiente para atender às necessidades correntes, pelo que é fácil concluir que o professor e presidente da Câmara Carlos Lyster Franco, ocupou todos estes cargos devido à sua indiscutível competência .académica e técnico profissional.

A cidade dedicou-lhe evidência, pela atribuição do seu nome à Praceta do Pintor Lyster Franco (1880/ 1959), que se situa entre as ruas Ventura Coelho e Francisco Barreto, donde talvez se possa deduzir que foi nesta área que mais se notabilizou.

Em conversa sobre esta matéria com o meu particular amigo e amigo fidelíssimo da cidade de Faro, o Dr. Libertário Viegas, fiquei a saber que o pintor Carlos Lyster Franco é pai de outra grande personalidade que igualmente muito contribuiu para o enriquecimento do património cultural da cidade.

Na verdade, Mário Augusto Barbosa Lyster Franco, o filho, foi, durante mais de setenta anos, o diplomata da região, participando em conferências, muitas das quais de sua inteira iniciativa, publicando jornais, livros e revistas, organizando exposições, enfim, fomentando e divulgando a «cultura algarvia», tanto no Algarve, como em Lisboa. Para Alberto Iria, a sua actividade, dinâmica e dedicação para com a região levaram-no a que o classificasse como o «algarvio nº1». (este parágrafo foi retirado da net)

Carlos Augusto Lyster Franco, uma personalidade que FARO não deve esquecer, sob pena de estar a cometer uma grande injustiça.

E Faro é uma cidade justa.

E espero que continue a ser.

João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário