sexta-feira, 19 de outubro de 2007

FALANDO DE HISTÓRIA UNIVERSAL

(monumento a Camões em Constância)


21 HORAS DO DIA 2007.10.18

Normalmente trato quatro ou cinco assuntos por dia para o meu espaço na net. Tenho uma base que mantenho e quase sempre trato de reflexão filosófica de um texto ou de uma frase, de histórias da minha terra (Braciais) de colegas da escola (os costeletas) e agora estou a tratar da primeira republica e mais um ou outro tema.

1) HISTÓRIA UNIVERSAL

1.1.) - OS ANTIGOS

Os antigos estiveram sempre melhor preparados que nós em tudo. O que nós sabemos hoje já eles sabiam há milhares de anos.

Os Babilónios, por exemplo foram os fundadores da astronomia e da meteorologia. Esses «sábios do Oriente» interessavam-se pelos corpos celestes e pela sua evolução, por razões não só práticas mas também religiosas.

Na vida prática estes conhecimentos permitiram-lhe dividir o tempo em unidades exactas e, portanto, estabelecer um calendário.

Era uma coisa indispensável para sociedade babilónica organizada até aos mais pequenos pormenores. Os babilónicos legaram-nos a divisão da semana em sete dias, a do dia em 24 horas, a da hora em sessenta minutos e a do minuto em sessenta segundos.

Os mostradores dos nossos relógios lembram-nos constantemente a sabedoria dos antigos babilónios e os nomes dos dias perpetuam a lembrança dos seus deuses. Todos tinham o nome de uma divindade, pois se acreditava que os deuses se materializavam nestes planetas


1.2) POESIA LÍRICA E FILOSOFIA.

A Filosofia nasce no momento em que a poesia lírica atinge o seu apogeu. Será isto uma simples coincidência? È certo que ambas estão estreitamente ligadas. O poeta lírico, tal como o filósofo, exprime a impressão que a natureza lhe causa..

Na poesia lírica como na filosofia da natureza, vemos o individualismo grego informar a vida literária.

A poesia lírica é a forma mais subjectiva da poesia, mas o que nos leva a supor que a filosofia é igualmente a expressão da personalidade do pensador?

Encontramos a resposta na elegia. Quem sofre não se limita a queixar-se. Começa a pensar nos mistérios da existência, no sofrimento dos homens, na fragilidade das coisas.

A elegia e a filosofia grega nasceram da mesma necessidade e exprimem o mesmo tema geral: o carácter aleatório da vida e a instabilidade de todas as coisas. A elegia é a filosofia em potência.

Homens como Pitágoras e Empócles eram profetas da natureza..

XENOFANES exclama: “Nenhum vencedor de uma corrida de carros merece o prémio mais do que eu. Porque a sabedoria está acima da força viril e da velocidade dos cavalos”

JOÃO BRITO SOUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário