terça-feira, 2 de outubro de 2007

ANTÓNIO LOBO ANTUNES

Ler o texto da entrevista dada pelo escritor António Lobo Antunes, citado no espaço http://luardejaneiro.blogs.sapo.pt/ foi a coisa mais importante que me aconteceu nestes últimos dias. É uma leitura que recomendo porque é um texto que fortifica. E podemos servirmo-nos dele para pensar. Porque hoje não se pensa; apenas se fazem asneiras. E grandes.

Ler o texto ajuda- nos muito, tenho a certeza disso, porque todos nós temos anos duros à nossa espera!... Mas muitas vezes pensamos que não....

O reconhecimento de ter recebido constantes lições de dignidade e de coragem por parte de pessoas anónimas, é uma tomada de posição de enorme estímulo para aqueles que fazem asneiras e que julgam estar tudo perdido. Às vezes pode ainda não estar.

Aprender a admirar as pessoas do seu País e a respeitá-las ainda mais, a amá-las ainda mais e a gostar cada vez mais delas é simplesmente honradez.

Como a alma se me estremece pela lucidez e significado das frases!...

Já não minto... Estou aqui diante de vós nu e desfigurado, diz o entrevistado. Que enorme prazer me dá ler estas frases vigorosas !...

Até o Roger Martin Du Gard vem ajudar quando diz « plus simples qu´on y pense”; é mais fácil do que se pensa.

Obrigado António Lobo Antunes pelo que disseste na entrevista. O que foi dito aí é um recado para nós todos. Sem excepção. Mas precisamos de ser humildes... sem isso nada feito....

A bucha é dura...

E obrigado ao luardejaneiro por ter colocado à minha disposição um texto que eu desconhecia. E talvez outros que o desconheçam também o tivessem gostado de ler agora.

Sensibilizou-me!...

João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário