sábado, 6 de outubro de 2007

OS ERROS DA PRIMEIRA REPÚBLICA



Em primeiro lugar, porquê primeira república?

Penso que a culpa é dos historiadores que pretenderam dividir a historia em períodos. Em consequência disso, aí vem a primeira República que vai desde a implementação em 1910 até à implantação do Estado Novo em 1926.

Até hoje, a gestão dos países por si próprios, em termos de justiça e harmonia social, não vingou; antes pelo contrário. O sistema político, que é como isso, em termos técnicos, se chama, não tem dado garantias de que vai no bom caminho ou que é esse o caminho certo.

Acontece que, os homens do 5 de Outubro de 1910, eram pessoas com formação e cultura superior e suficiente, para pegar no País e dar-lhe o rumo certo. Não teriam experiência nenhuma, penso eu, de como, na prática, se gere um País e todo o seu querer assentava num conhecimento teórico.

O comportamento do Presidente Manuel Teixeira Gomes é o mesmo do Rei D. Luís; ambos tinham horror à governação mas aceitaram entrar nela. D. Luís foi obrigado a aceitar; já Teixeira Gomes teria sido convidado ou eleito (para o caso não interessa nada). Mas enquanto o Rei o que queria era tocar harpa e não se meter na Administração Pública, Teixeira Gomes jogava às cartas com o sentinela. E isto é uma atitude caricata...

Vistas as coisas por este prisma, tanto fazia ser monárquico como republicano e talvez o Remexido tivesse razão, quando se colocou ao lado de D. Miguel, que num plano teórico seria o lado errado da questão, por ser contra o Liberalismo que estava a instalar-se na Europa, França, nomeadamente.

Toda a História nos diz que os poderosos, raramente ou nunca, se aproximaram dos mais necessitados a estender-lhe a mão para harmonizar a vida social. E era isto que deveria ensinar-se nas universidades; bem estar social. Se não tiver este comportamento, o homem não se realizou humanamente e será sempre um assassino e um selvagem.

Havia esperança na Geração dos Vencidos da Vida, de Antero e Junqueiro, graças ao brilhantismo das suas mentes, mas daí não resultou nada. Antero ainda disse que um País que dispusesse de dez Oliveira Martins, seria forçosamente um País de linha da frente. Mas Oliveira Martins desiludiu; foi nomeado Ministro e não se aguentou.

Os homens da lª República, tiveram todos um comportamento de aproximação às classes sociais mais desfavorecidas. E davam exemplos. Teófilo Braga, vinha para o palácio da Presidência de eléctrico, chegando mais tarde à conclusão que não era rentável, pois o povo aproximava-se dele e não o deixava fazer nada. A outros acontecia a mesma coisa...


JOÃO BRITO SOUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário