terça-feira, 23 de outubro de 2007

UM GRANDE FARENSE

(botânica Açoriana)

JOSÉ MARIA PESSANHA DE MENDONÇA BRANDEIRO

BRANDEIRO (1808/ 1878), foi uma personalidade da cidade de FARO que se distinguiu no campo da botânica, conforme informação retirada da obra do Dr. Libertário Viegas, “Histórias à Solta Nas Ruas de Faro”.
Pessoalmente, impressiona-me o facto de como ser possível há 170 anos atrás, estas pessoas serem detentoras de tais capacidades intelectuais que lhes possibilitaram desenvolver trabalhos de tal envergadura que se fizeram notar como homens que deram grandes contributos para a Ciência.

Rendo-me ás boas capacidades intelectuais deste ilustre Farense, porquanto era guarda-livros de profissão, uma matéria que nada tem a ver com a Botânica. Neste campo, Brandero, foi notável naturalista na condição de autodidacta, tendo descoberto e classificado várias espécies que receberam o seu nome e deram origem a artigos publicados no Boletim da Sociedade Broteriana.

Pertenceu ainda ao conselho municipal e ao tribunal de polícia correccional de Faro.
A cidade de Faro, reconhecendo-lhe todo o mérito, recorda-o atribuindo o seu nome a uma rua paralela à rua de São Francisco que é a Rua José Maria Bandeiro.

Este cientista popular, chamemos-lhe assim, desenvolveu trabalhos extraordinários numa altura em que Portugal era um País modesto, pequeno e pobre. Em 1900, três homens em cada quatro e seis mulheres em cada sete não sabiam ler nem escrever. Numa população total de cinco milhões de pessoas, sete em cada dez ainda vivem em freguesias rurais e dessas quase 90 por cento dependem apenas da actividade agrícola.

D. Carlos, que era o Rei de Portugal nessa altura, quase não tem dinheiro para esmolas. Os Bragança são os monarcas de mais baixos rendimentos em toda a Europa.e Portugal vivia em dificuldades. Mas isso, pelos vistos não impediu o senhor BRANDERO de deixar o seu nome ligado `a ciência

Já um bocado tarde, mas quero deixar aqui. o meu reconhecimento ao cientista José Maria Brandeiro, indiscutivelmente uma grande figura da cidade.


João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário