domingo, 7 de outubro de 2007

OS GREGOS TAMBÉM ERRARAM


Dedico este texto ao Adolfo Pinto Contreiras, porque defende os gregos como a base da nossa civilização e também ao mano Venceslau, um bacano a quem me dei a conhecer, na festa, em Santa Bárbara de Nexe e que também me convidou para ir aos GORJÕES. Que ainda não foi desta..... .

O BELO

Foram os Gregos que ensinaram à Humanidade o amor ao belo. O génio das artes pôde desenvolver-se neste povo abençoados pelos deuses. Aí apareceram, pela primeira vez, pensadores que, exclusivamente guiados pela sua inteligência, tentaram penetrar no mundo das ideias.

Os Helenos são os criadores da liberdade do pensamento; por isso, eles foram ao mesmo tempo os criadores da ciência, o que lhes não teria sido possível sem esse vigoroso individualismo que está patente em toda a sua história.

O individualismo grego dava a cada um a oportunidade de livremente se desenvolver e fez, em grande medida, da história grega uma história de personalidades de escol.

Mas a medalha tinha o seu reverso! Tempo houve em que se considerava a Grécia como o mundo ideal. Um exame mais atento destruiu impiedosamente essa ilusão.

Sabemos agora que numerosos defeitos, numerosos erros, retiram à vida grega a sua auréola. Basta, por exemplo, pensar na escravatura e na situação social da mulher.

O que no plano cultural, constitui a força dos Helenos, foi, no plano político, a sua principal fraqueza.

O seu destino ficou marcado por desacordos edissenssões.....

OS GREGOS TAMBÉM ERRARAM!...
João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário