quarta-feira, 10 de outubro de 2007

A FRASE DE HOJE

(napoleão bonaparte)
A FRASE DE HOJE

“Nunca interrompas o teu inimigo enquanto estiver a cometer um erro....”

Bonaparte, Napoleão


QUEM FOI?....

Napoleão Bonaparte, em francês Napoléon Bonaparte, nascido Napoleone di Buonaparte, (Ajaccio, Córsega, 15 de Agosto de 1769Santa Helena, 5 de Maio de 1821) foi o dirigente efectivo da França a partir de 1799 e foi Imperador da França, adoptando o nome de Napoleão I, de 18 de Maio de 1804 a 6 de Abril de 1814, posição que voltou a ocupar rapidamente de 20 de março a 22 de junho de 1815.

Além disso, conquistou e governou grande parte da Europa central e ocidental. Napoleão nomeou muitos membros da família Bonaparte para monarcas, mas eles, em geral, não sobreviveram à sua queda.

Foi um dos chamados "monarcas iluminados", que tentaram aplicar à política as idéias do movimento filosófico chamado Iluminismo .

Napoleão Bonaparte tornou-se uma figura importante no cenário político mundial da época, já que esteve no poder da França durante 15 anos e nesse tempo conquistou grandes partes do continente europeu.

Os biógrafos afirmam que seu sucesso deu-se devido ao seu talento como estrategista, ao seu talento para empolgar os soldados com promessas de riqueza e glória após vencidas as batalhas, além do seu espírito de liderança.

O MEU COMENTÁRIO.

A frase é de certo modo uma frase que provem mais de uma pessoa esperta do que de uma pessoa inteligente. Napoleão tinha as duas coisas.

Penso tratar-se de uma frase de estratégia muito coerente e um bocadinho sádica.

O problema do conteúdo da frase é termos a certeza que o nosso adversário está a cometer um erro. A frase tem o seu quê de exigência.

Na obra de João Fernandes, MATO E MORRO editado pela Prefácio, a páginas tantas há um indivíduo que se faz de maluco apenas para conseguir um objectivo que era ser transferido daquele local de inferno da guerra para outro mais aconselhável. Estaria este indivíduo a cometer um erro? O autor, João Fernandes diz que o tipo foi inteligente. Logo...

João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário