quinta-feira, 18 de outubro de 2007

A FRASE DE HOJE


“SÃO PRECISOS 60 ANOS E NÃO 9 MESES PARA FAZER UM HOMEM”...


MALRAUX, andré


QUEM FOI MALRAUX?


“André Malraux (Paris, 3 de novembro de 1901Créteil, 23 de novembro de 1976) foi um escritor francês de assuntos políticos e culturais. Foi enterrado no Panteão de Paris, local destinado a personalidades notáveis da França. É além de um grande escritor um grande pensador da época.

Tanto que Hannah Arendt em um ensaio sobre as contribuições européias contemporâneas para a filosofia politica discute a obra de Malraux. Foi amigo pessoal de Camus, assim como de Charles De Gaulle. Participou ativamente da resistência francesa durante a ocupação nazista na Segunda Guerra Mundial.
Frase: "Toda arte é uma revolta contra o destino do homem" André Malraux (1901-1976), escritor francês”....

O MEU COMENTÁRIO

A frase do grande pensador e académico distinto que foi André MALRAUX, é de fácil assimilação.

É claro que não tem o mesmo significado o período de 9 meses e o período de 60 anos.

9 meses é o período de gestação necessário para que o feto ganhe a transformação suficiente para se transformar em nado vivo e aparecer neste mundo. É uma condição biológica. Este período cientificamente é dado como suficiente.. e creio que em 99% dos casos chega.

60 anos é o tempo, que o autor da frase julga necessário, para que o homem atinja a plenitude das suas capacidades, as ponha em prática e mostre que sente realizado. O homem só vale se se sentir realizado e para isso, precisa de tempo, onde possa testar as suas capacidades e mostrar a si próprio o que vale.

O homem é detentor de uma consciência que quer ele queira ou não queira, o está a julgar permanentemente o que o obriga corrigir rotas.

O homem respeitou-se a si próprio no percurso que efectuou?..

Concordo que aos sessenta anos é altura, para quase todos eles, de se saber isso.

Estamos, assim, perante o HOMEM REALIZADO.

João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário