terça-feira, 30 de outubro de 2007

SENHORA DA SAÚDE


GENTE DA SENHORA DA SAÚDE.


QUEM SE LEMBRA DO JOAQUIM URBANO?...


Da Senhora da Saúde, lembro-me do Zé Luís, o filho do Ti Leonel que reside em Elisabeth nos Estados Unidos e parece que esteve por cá a passar uns dias de férias. O Pai, vejo-o com muita frequência perto da venda do Zé Raimundo, ali para os lados do ti Aníbal, ele e o Miguel Barulho, que andam sempre na brincadeira, parecem dois putos, o Miguel canta o fado e o Leonel dá-lhe umas cacetadas pelo lombo abaixo.

Depois do Leonel lá na Senhora da Saúde vinha o Joaquim Tarreta, grande agricultor falecido com 42 anos e já a explorar três hortas. Os filhos são os meus amigos Diogo (éh pá... gostava de ter o teu número de telefone daí... pode ser) Reinaldo e Soledade, gente boa.. que já tenho falado aqui muitas vezes.

Morava ali em frente aos Tarretas a Otília Marques, que andou comigo na Primária em Mar e Guerra mas nunca mais a vi. E era por ali que morava o Joaquim Urbano, que andou lá na Primária com a gente e que era parceiro de carteira do meu primo CARLINHOS LOURO e ficavam sentados na fila junto à parede, segunda carteira. O Joaquim era muito amigo do meu primo mas perdi-o de vista.

Escrevi isto para dizer ao JOAQUIM URBANO que o seu parceiro de carteira está hospitalizado no Pulido Valente em Lisboa e se pretender ir lá vê-lo, que me telefone (96 373 64 04) que eu logo explico como é que as coisas se fazem, no sentido de o Joaquim lá chegar à sala 16.

Este Joaquim Urbano parece que era das famílias dos Ratos, uns tipos que tosquiavam animais muares, mas nunca mais estive com eles...

Amanhã há mais notícias da Senhora da Saúde... com o Mestre Vicente...

Hasta mañana.

João Brito Sousa

2 comentários:

  1. Meu Caro João Brito Sousa,

    Este blogue está o máximo. Não tenho tido muita disponibilidade para teclar, mas arranjo sempre um bocadinho para te visitar de "braços ao alto". As tuas crónicas são deliciosas e através delas tenho vindo a reconhecer o mundo rural dos arredores de Faro - eu que sou um urbano farense desde que nasci - pois desconhecia grande parte dessa realidade aqui tão próxima e que tu descreves de forma magistral.
    Continuarei visitante atento e conto voltar ao teu contacto.
    Grande abraço,

    Luís Cunha

    ResponderEliminar
  2. PORTO, 2007.10.30

    Aló Luís Cunha.

    Muito obrigado.
    Estou esperando artigo teu.
    Quero que aceites os meus cumprimentos.

    João Brito Sousa

    ResponderEliminar