sábado, 20 de outubro de 2007

BRACIAIS SEMPRE

(eu em mértola)


RECORDANDO...


Posso andar por onde andar ( e tenho andado por muitos lugares no mundo inteiro) que trago sempre a minha terra nas minhas recordações de juventude.

A primeira vez que bebi de mais foi ai nos Braciais, quando fomos apanhar pardais com uma rede na nora velha da minha Mãe, na companhia desse grande amigalhaço que nunca mais o vi (está na Austrália) mas que ainda é parente, pois a mãe é Brito e que nos bailes da esplanada de Quarteira, na época que alinhei com ele e com o Zé Fernandes, o filho do senhor Martinho Jacinto, era o maior de todos.

Seu nome: JOSÉ CELESTINO SERRENHO, que a dançar não dava hipóteses a ninguém... Bem me lixou que salgou os pardais de tal maneira que não se podiam comer. Foi só beber e carregar com a respectiva.

Depois recordo sempre as temporadas que fiz como o Rosendo Piriquito, com o Gabriel do Tomezinho e com esse grande homem que é o Daniel Joana, o irmão do Henrique Rosa, o nosso ponta esquerda, que toca e canta melhor que o Quim Barreiros. Mas o Daniel é que é do meu tempo.

Perguntei pelo amigo DANIEL, no meu blogue na internet, aqui há uns dias atrás. E como resposta recebi estes versos de um grande amigo do Patacão, que passo a publicar:

O TEU AMIGO JOÃO PATULEIA
QUE CASOU NO PATACÃO
COM A FIHA DO ANIBAL JOANA
E TINHA A HORTA AO PÉ DO DAMIÃO.

É CUNHADO DO HENIQUE
E CUNHADO DO DANIEL
E CUNHADO DA ROSITA
E TAMBÉM DA ISABEL

E por eu dizer que fazia a barba ao pé do tanque pondo o espelho na laranjeira, diz o João.

CORTAVAS AS BARBAS NA LARANJEIRA
EU TAMBÉM FAZIA ASSIM
E DEPOIS IA CORTAR O CABELO
À TASCA DO MICHELIM

Sendo assim o meu amigo João Patuleia é igualmente cunhado do meu amigo Daniel Afonso, de Almancil, colega na Escola Comercial em Faro, a quem aproveito para enviar um grande abraço.

O outro grande abraço, especial, vai para o Daniel, irmão do Henrique, da Rosita e da Isabel e cunhado do Daniel Afonso e do João Patuleia.. .

Aqui há uns dois ou três anos estive na festa do marisco em OLHÃO com um rapaz da vossa família que é professor e mandei cumprimentos para todos . Não sei se receberam. Se não recebam agora.

Recordo sempre os Braciais.. a terra onde eu nasci.

Aí vai um abraço para todos do

João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário