quinta-feira, 11 de outubro de 2007

UM ABRAÇO PARA A LUNDA NORTE

(quedas de água)

UM ABRAÇO PARA ANGOLA/LUNDA NORTE

Cheguei a Luanda em 12 Fevereiro de 1984...
E no dia que atacaram o Cafunfo cheguei eu à Lunda Norte
Naquele tempo... chegar era uma sorte.
Estava lá um Engenheiro Geólogo do Patacão
Filho da professora Feliciana que morava em frente ao Julião
E que dava aulas em Santa Bárbara de Nexe
E que foi na marcha com a filha e correu tudo bem...
Não morreu ninguém....

Mentira
Morreu o Engenheiro com diabetes.. já não tinha insolina

De resto foram anos mais ou menos.. mais menos que mais.
A nossa salvação foi o Zé Manta e a Isabel que davam café à malta
E tudo o resto que nos fazia falta...

O Zé era um exímio jogador de ténis
Pelo menos ganhava a todos com o seu jogo carregado de beleza..
Era por isso o melhor deles todos de certeza...

Uma vez ainda fui árbitro dessa coisa...havia uma cadeira ao fundo
E o Mário Freitas disse-me.. senta-te além e vê se a bola vai fora
Foi num dia que estava lá o Dr. Craveiro... um bom homem
Eu não vi bola nenhuma ir fora.... só via o Filipe aos coices
O maior espectáculo do mundo era ver jogar o Filipe que não jogava um corno.

Estava a malta na varanda da má língua e passava o Filipe....
Equipado a rigor... todo de branco e todo engraxado
Parecia uma puta... .
Ó Filipe .. onde é que vais ó canzil?:... e o Filipe moita… .
Nessa noite o Filipe ia trocar no court umas bolas com o Zé Manta
E a malta, depois do Filipe passar ... íamos ver o treino.... e o Filipe gritou logo
Ou vocês estão aqui calados ou eu não jogo...

A primeira bola vem .. e o Filipe devolve com toda a sua intuição
De tal modo que a bola foi parar à casa da Administração..
Mas o Filipe não desistia ... e dizia para o Manta... Zé manda outra
Que agora é que é ... mas nunca era...
E a gente atacava o Filipe ... ele parecia uma fera
Roncava que nem um cão...
E a puta da bola ia sempre parar à Administração...
Nunca mais o vi...

A Isabel Manta chamava-nos por nomes de grandes tenistas:
Eu era o alemão Becker, o sardento e russo... como o Filipe
A quem a Isabel chamava o grande Biorne Borge
E o Filipe dizia ao Zé Manta que lhe ia ganhar
E, continuava, amanhã de manhã vou treinar
Quero te ganhar....

O bom era quando ia também o Rosa MARQUES
Dava cabo da cabeça do Filipe.

O ROSA MARQUES era o guarda redes de futebol na piscina
Ele é que escolhia a linha... chamava logo o Teixeira... que era um caceteiro do catano
Eu jogava quase sempre do lado do Chainho, um alentejano de Beja
Que trabalhava nos armazéns e chamava corno ao Caeiro RAMOS
Ou era ao contrário....
Eram touradas atrás de touradas.

Para a porrada estava lá o Carvalho
Bom... eu também dava... uma vez apliquei uma cacetada no Coelho
Que ele foi de pantanas ... de tal modo foi que o Coelho que era
Um rapaz encantador.... a queixar me disse... ó Brito vai-te foder....
Isto assim não pode ser...
E eu disse.. Coelho amigo... o povo está contigo.

O João GOMES e o Xico COUCEIRO
Este último um bom caceteiro
O João era cerebral
Tinha um futebol de passe corrido ... genial.

O JOÃO ALMEIDA do Miranda e do LOPES de Estarreja...
Que já faleceu....
Bom homem que morreu

E o MANUEL MACHADO e o BARBOSA dos computadores....
O Chefe de Gabinete da Contabilidade e o adjunto
Malta valente que me ajudaram tanto!..
O LUÍS COIMBRA e o Dr. AZENHA MOÇO
Que à chegada ao Hospital de ANDRADA
Dei-lhe logo trabalho... parti os dedos do pé esquerdo com a porrada
Que dei no Coelho
Hoje ilustre presidente da Câmara de Odemira....

E não posso deixar de recordar aqui ... o meu grande amigo e cirurgião
O Dr. CARLOS de SOUSA
Que era comuna e não queria que eu falasse de doenças....
E eu dizia-lhe... Carlos, vamos falar de doenças só até aquele Volksvagen

E havia ainda a equipa maravilha...
Que muito tem para contar.
Eram sete:

LUÍS ROCHA (ainda lá está), SOUSA DUARTE, JOAQUIM GLÓRIA, VICENTE , ALVES, MANEL RODRIGUES e... ficou tudo na mesma.

Falta alguém escrever esta história...

Eu vou escrever a minha.




Lunda norte ... hei-de voltar a ti....

João Brito Sousa

1 comentário:

  1. Pois, o Engº era e é Civil e não Geólogo, eu era a mulher dele ke tb estava no grupo para além da nossa filha Mónica. Sim o único a morrer foi por falta de insulina e por teimosia da Unita ke sempre disse ke era tudo fita dele. Há mais muito mais. Não foi fácil como vc dá a entender

    ResponderEliminar