domingo, 28 de outubro de 2007

PORQUE HOJE É DOMINGO

(obra da natureza)


HOJE É DOMINGO


Hoje, é o dia que nós todos deveríamos ir à missa com a consciência de que teríamos Deus por nossa companhia. Mas não temos essa certeza. E esse é um problema que o Homem ainda não conseguiu resolver.

Poderemos perguntar se o homem precisa ou não de Deus e a resposta virá sim ou não, conforme os sentimentos de cada um. Mas o que o homem precisa não é deste Deus, mas sim, de saber a verdade acerca deste Deus. Precisa de saber se há um Deus verdadeiro ou se há um Deus qualquer como me parece ser este.

Talvez a vida fosse mais aliciante se tivéssemos a certeza da Sua existência

E hoje que é Domingo, interessa-nos reflectir sobre a vida e a envolvência que ela tem, no fim de contas, saber o que ela é e o que é que ela representa para nós. Saber o que é que a vida nos pode dar e nós a ela. Qual é o tipo da nossa relação. A isso chama-se “Questão Social”

Sobre este assunto escreveram escritores prestigiosos como Eça de Queiroz, argutos e bem informados publicistas, hoje ignorados ou mal conhecidos, como Augusto Fuschini, António de Serpa Pimentel, o Visconde de Ouguela e Ladislau Batalha, entre outros, que analisaram a crise social nascida da euforia capitalista e do deficiente funcionamento do sistema constitucional.


A própria Igreja Católica reconhecia a importância e a gravidade da questão social na última década do século XIX quando, em Maio de 1891, Leão XIII publicou a sua famosa encíclica Rerum Novarum, na qual afirma: «A sede de inovações, que há muito tempo se apoderou da sociedades e as conserva numa agitação febril, devia, cedo ou tarde, passar das regiões da política para a esfera vizinha da economia social....


joão brito sousa

1 comentário:

  1. Deus e Deuses

    O Homem, um dos seres que vão habitando este planeta, é, de todos eles, o que tem a componente espiritual mais desenvolvida. Inteligência, capacidade de descernimento, pensamento, capacidade de projectar-se no futuro, idealizando e materializando as suas ideias.

    O Homem, albergando no seu físico a volátil capacidade de pensar, gera, por essa via, conceitos, preceitos, normas de conduta social, necessidades, emoções e depressões. E, nesse acto gestativo, vai contagiando os seus semelhantes. Nessa acção de contágio, com maior ou menor capacidade de influência, o Homem "mais capaz" vai impondo as suas ideias ao vizinho, que as aceita, com mais ou menos contestação, com mais ou menos capacidade dubitativa, mas que as vai assimilando.

    O Homem "mais capaz", nem sempre encontra explicações racionais para todos os eventos do mundo circundante pelo que tem necessidade de recorrer a algo de transcendente, a algo que a capacidade humana de descernir não atinge. Penso que é por isso que surge o Deus, a explicação do inexplicável. Seja qual for o tipo de religião aceite por uma comunidade, mono ou politeísta, o Deus ou os Deuses existem para isso, para tornar acessível ao conhecimento do humano o que ele não sabe compreender ou explicitar usando as suas faculdades naturais.

    O Homem "mais capaz", na sua capacidade criativa, dessiminou junto da sua comunidade o conceito do Deus. Assimilado que foi esse conceito e uma vez explicados os seus predicados e objectivos, O Deus passou a fazer parte da vida de cada um e, dependente do grau de dúvida com que foi aceite, passou a ser mais ou menos respeitado por cada homem. Daí que uns cumpram mais escrupolosamente as normas de conduta que o Homem "mais capaz" estipulou como sendo exigidas para viver nas graças do Deus e outros quase ignorem essas normas e até mesmo questionem se esse Deus tem existência e é capaz de influenciar a sua vida.

    E, dito isto, quero acrescentar que todo o Homem admite a existência do seu Deus.
    Todo o Homem necessita do seu Deus. Que mais não seja para poder exclamar o corriqueiro "Valha-me Deus!" quando se vê metido em alguma aflição.

    Indo à missa ou ignorando a sua existência, o Homem está sempre com o seu Deus. E está bem!

    Arnaldo silva
    Felizmente refornado

    ResponderEliminar