sexta-feira, 12 de outubro de 2007

PATACÃO; cabo SANTOS PRESIDENTE



QUANDO O CABO SANTOS SE ARMOU EM PRESIDENTE

Foi no tempo do Zé QUINTAS, o patrão do clube de futebol, o Sporting Clube de Patacão.

No Patacão, jogava a interior recuado o Zé dos Santos, que metia bem as bolas na área com qualquer dos pés. Eu e ele, no nosso tempo, éramos o Cardozo e o Bergesio do Benfica. Marcámos muitos golos. O Zé tinha a mania da paradinha. Nunca falhou um penalty; sempre a bola lá para dentro. O melhor jogo que ele fez foi num campo carregado de tojos e sobreiros no Montenegro. Limpámos os gajos por 4 a 2 e o Zè marcou 3.


Éramos muito amigos e somos ainda, mas não o vejo há muitos anos.Encontrei-o há dois ou três anos ali para os lados do Arneiro mas não parei e tive pena.

Uma vez, há muitos anos, fomos a Faro e tirámos umas fotografias nos Seitas, daquelas à la minute, no irmão do Gregório Seita, ali no Jardim ao pé da doca e depois fomos ao café Aliança tomar qualquer coisa. Chamei o empregado que não veio logo, chamei outra vez e mais outra até que o Zé dá uma gritada forte ao homem lá do café... ó MANZURRO disse o Zé, e o empregado estremeceu mas veio atender-nos.


Eram alguns seis ou sete irmãos, o mais vellho era o Ricardo que ia para Olhão à terça feira depois vinha o Zé, depois o Joaquim, depois o nosso Zé dos Santos, depois o Bernardino e depois o Domingos. O Domingos, uma vez que estava na tropa em Beja arrancou do quartel à paposseco e apresentou-se em Faro no quartel do Largo de S.Francisco. Chegou e disse: Nosso Brigadeiro dá-me licença? O que éque se passa, diz o Brigadeiro. E o Domingos disse: apresenta-se o soldado Domingos Santos que acaba de chegar de Beja. E a guia demarcha ?! perguntou o Brigadeiro.


Não há guia disse o Domingos. Então, ora... vim-me embora disse o Domingos. Saíste assim sem mais nem menos perguntou o Brigadeiro. E o Domingos disse: então isto não é tudo a mesma famila.?...


Onde é que o Domingos?


Era uma malta fixe... estes dez quilos cada um que era como eu chamava ao cabo porque ele jogava com a camisa dez, era o interior esquerdo, o pensador de jogo.


Uma vez que a malta foi jogar ao Rio Seco e ganhou o jogo à equipa do Francisquinho e do Xico da Galvana, quem recebeu o prémio de jogo foi o cabo, que se apresentou como Presidente do clube que entretanto apanhou um táxi e veio jantar para casa de pasto do Sr. Reinaldo, mais conhecido por paposseco mas isto já no tempo do Hermegénio e da senhor D.Paula.

PATACÃO AMIGO.. ESTAREI SEMPRE CONTIGO!....

João Brito Sousa
PS. Senhora D. Paula, sei que tem coisas escritas muito bonitas. Mande-me algumas para eu publicar aqui. jbritosousa@sapo.pt

1 comentário:

  1. Ola bom dia Campeao, mais uma vez aqui deixas a tua boa memoria, sempre esperei que algum dia falavas dos meio quilos, lembro-me de todos eles mas o que mais acompanhava comigo era o Benardino porque somos da mesma idade,nao o vejo a muitos anos a ultima vez que nos virmos foi em 1969 na Guine, quando ele me disse que eu era Marinheiro de agua doce, aqui ficam os meus parabens para o nosso grande amigo Joao Patuleia e para ti ti um grande abraco e um bom fim de semana. Mestre Victor de Castro Verde

    ResponderEliminar