sexta-feira, 30 de novembro de 2007

A FRASE DE HOJE

(general De Gaulle)

A FRASE DE HOJE


“Os homens não são importantes. O que conta é quem os comanda ..."


Gaulle, Charles


QUEM FOI DE GAULLE?...


Militar e político francês. Desde jovem segue a carreira das armas, e durante grande parte da Primeira Guerra Mundial está prisioneiro dos Alemães. Pouco antes da Segunda Guerra Mundial publica um livro em que defende a necessidade de criar colunas couraçadas móveis. Tomada a França pelos Alemães, foge para a Grã-Bretanha e, opositor ao armistício assinado por Pétain, lança através da BBC um chamamento aos Franceses animando-os a continuar a guerra juntamente com a Grã-Bretanha.

Dois anos mais tarde, todos os grupos da resistência interior francesa o reconhecem como chefe. As suas relações com os líderes britânico e norte-americano, Churchill e Roosevelt, são difíceis. Em 1944, recuperada a cidade de Paris, forma o seu primeiro governo e, após a vitória, organiza um referendo que reclama uma nova Constituição.

Entre 1958 e 1969 é presidente da República e, neste período, concede a emancipação às colónias africanas. Soluciona o problema da Argélia concedendo-lhe a independência, apesar da oposição dos principais generais franceses. Em desacordo com a política internacional de blocos, pretende converter a França numa grande potência através da criação de um exército dotado de armas nucleares.

Os acontecimentos de Maio de 1968 marcam o seu ocaso como político. Derrotadas em referendo as suas propostas de modificação do Senado e de reorganização regional, demite-se do seu cargo presidencial para se retirar para Colombey.
Escreve umas Memórias que constituem uma contribuição para a história de notável valor literário.

COMENTÁRIO.

O General de Gaulle, foi um homem determinado e um grande oficial do exército que dispunha de uma grande capacidade de liderança

Na sua óptica a frase faz sentido porque o General é um comandante e um líder. È um homem de antes quebrar que torcer. Dinâmico, que vê longe, que sabe o que quer, sabe o significado da vós de comando, tem uma enorme confiança nas suas capacidades e tem a certeza do êxito das suas decisões.

Um comandante não dá a possibilidade de comando a outrem nem acredita nos outros. A vitória estará sempre na sua mão, na sua decisão, no seu ponto de vista, no seu timing de acção,

A vitória estará sempre em si e não nos outros.

A vitória está a mão de quem comanda.

João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário