terça-feira, 20 de novembro de 2007

LITERATURA

(Armando Baptista Bastos)


LITERATURA


Escrevi este texto baseado em frases do livro “UM HOMEM PARADO NO INVERNO” do jornalista e escritor Baptista Bastos.

Porque coloquei hoje uma frase do Armando Baptista Bastos no meu blogue, gostaria de dizer algumas coisas acerca daquilo que se poderá aprender com ele, através daquilo que escreve, nomeadamente na condição de jornalista e escritor, ou do homem de letras que tanto admiro.

Lendo ou relendo Baptista Bastos aprende-se sempre coisas com ele, melhor, com aquilo que escreve. Não se quererá dizer, que não se aprende coisas com outros escritores, mas, com o BB a coisa é garantida.

Claro que não vou aqui falar de correntes literárias, até porque não sei nada disso, mas sim, falar de frases para reflexão que eu gostei de ler nos seus livros. Foi com o BB que eu aprendi isto que já sabia e que vem na frase a seguir: - quando começamos a envelhecer o que conta são os momentos não os anos.

Efectivamente, esta é uma matéria que penso estar dentro de nós todos e nós sabemos isto, mas talvez não soubéssemos que o sabíamos. Daí, ser importante estar atento e desenvolver tarefas que nos dêem momentos de prazer, porque esses é que contam. Os anos são o somatório desses momentos. Devemos procurá-los encontrar. Assim, com esta programação de vida nunca envelhecemos, dando razão a BB que diz: há pessoas que nunca envelhecem; morrem depois.Com este comportamento a felicidade vem e pode fazer de nós um homem que “tem vergonha de ser infeliz”, como diz ainda Baptista Bastos.

E devemos ser prudentes e ter em conta que há um princípio sagrado a cumprir, “não digas tudo; ninguém diz tudo a ninguém.” como refere Baptista Bastos Não será uma frase para cumprir à risca, já que, em meu entender, umas vezes terá aplicação outras não. Teremos de ponderar acerca da altura da aplicação da dita. Temos que ter calma e ser amigos uns dos outros, ser solidários e justos, porque, como diz BB não se “poderá viver sem um pouco de piedade e de tolerância.”

É igualmente importante não desesperar, ter sempre o controle da situação na mão, apesar de haver uma altura na vida de um homem em que “ele não quer saber o que vem a seguir”, como diz Baptista Bastos. É importante sermos persistentes e fazer por não nos desviarmos da rota. Diz ele ainda, que, “vinte livros bem escolhidos davam para ocupar uma vida.

“...Portugal, diz BB, é um lugar de sofrimento e desespero, e a sua história, uma grande eclipse da razão: somos um País sem rigor moral” por isso teremos de nos preparar para a vida.

É difícil viver porque teremos de aprender isto tudo. Já Hemingway dizia: é difícil ser homem.

E eu acredito.

João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário