segunda-feira, 5 de novembro de 2007

CRÓNICAS DOS BRACIAIS

(vivenda na av. de frança no porto)


Verão de 1957.
para o meu amigo Zé da COVA

Tinha quinze anos. As aulas tinham acabado e andava por ali. Um dia, indo de casa para as terras da Silva, pelo interior, encontrei o Ti Manuel Simão, o Pai do Domingos, do Zé Simão e do Manel Simão, sentado na encosta de uma aberta. Ao chegar junto dele, disse-lhe:- Olá Ti Manel, então como vai isso?... E ele respondeu, prá qui vamos indo, eu já sei que muito tempo não posso durar.

Aquilo fez-me uma grande confusão. Aquela do muito tempo não posso durar...foi o diabo porque não estava à espera...

Hoje parece que já não me faz assim tanta confusão. Estamos perante a lei da vida e as coisas são assim mesmo; um dia acabam. O escritor Lobo Antunes já explicou isso; quando chega ao fim tudo é mais fácil.

O Ti Manel Simão do Monte Xerife – residência de uma pequena colónia de trabalhadores empregados nas hortas do Afonso e do Ti Aníbal Joana - era também avô do Adelino Simão, da Zélia que casou com o Zé Pinto Coelho de Santa Bárbara de Nexe e da Rosário. Tudo boa gente.

O Domingos foi grande trabalhador nas hortas e no trabalho das noras, com o sarilho. Era o trabalho de desassorear as noras, ia um operário lá para o fundo da nora e dois homens ficavam cá em cima, rodando a manivela do sarilho, fazendo sair do fundo da nora o balde grande carregado de areia, que era enchido por outro operário que passava o dia inteiro lá dentro, todo molhado com a água que saía dos alcatruzes.

Na primeira casa do Monte Xerife morava o Ti Luís Alcantarilha, a mulher, a Ti Helena, mais os filhos o Luís Alcantarilha Filho e a Lurdes, casada com o Eduardo que vivem agora em FRANÇA.

Morava lá também o Joaquim Lobacota e o Zé, pai do Marinho e do Dionísio, da Custódia, da Suzete e da Otília, estes últimos que trabalhavam no Ti Aníbal Joana..

A especialidade do Zé Lobacota era armar terra para cenouras. Tem de se ser artista para se efectuar tal trabalho. A eira tem de ficar um pouco a subir para quando for da rega a água não arrastar as sementes.

Grandes artistas nos Braciais.

Para plantar as laranjeiras, o melhor era o Adriano que aprendeu com um e com outro como ele dizia.

João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário