domingo, 11 de novembro de 2007

À CAMPEÃO

(arnaldo silva inteligente como SÓCRATES)

Este texto do Arnaldo Silva é um texto de um verdadeiro amigo. Não é por dizer que sou ou não velho....isso é de somenos. O facto é que a sua prosa transpira saudade e amizade.
E QUERO APROVEITAR ESTA OPORTUNIDADE PARA, HONESTAMENTE, COLOCAR O ARNALDO DOS SANTOS SILVA, NO TOP TEN DOS MELHORES ALUNOS DE SEMPRE DA ESCOLA COMERCIAL E INDUSTRIAL DE FARO.

Aí vai o texto com direito a post.

Velhos.
O velho da foto é o amigo Brito.
Velho?! Mas, há velhos?!
Em meu entender só há os velhos que o querem ser ou que se deixam envelhecer! Velho, como qualquer outro traste, é coisa de jogar fora, é matéria tornada inutilidade. Pelo uso, pelo desgaste, pela inoperabilidade, velho é sempre para esquecer, para arrumar a um canto, para jogar no lixo.
Não amigo! Não vejo nenhum velho na foto!Vejo, isso sim, um indivíduo com ar de quem já lhe passaram uns anos por cima, anos que inevitavelmente têm que deixar marca no seu perpassar por cada um de nós.Mas não vejo, nem na foto e muito menos na obra que aqui vem sendo produzida, nenhum velho.
Vejo um elemento da Terceira Idade - gosto deste qualificativo! - que está na pujança das suas capacidades intelectuais, debitando matéria vasta e capaz para satisfação de quem tem o privilégio de o ler.
Vejo um moço do meu tempo, cujos anos amadureceram pela experiência a sua panóplia de conhecimentos, aportando riqueza que, em boa hora, se lembrou de partilhar com todos.
Os carunchos trarão inevitavelmente os seus achaques à matéria gerando alguns inconvenientes de mobilidade. Nada a fazer! O importante, aquilo que na realidade devemos e temos que conservar operativo, é o espírito. E esse, amigo, tem estado bem patente, aqui e não só, todos os dias, na demonstração de como está ainda e para muitos anos vindouros, bem capaz.
Em frente! Todos os dias!
Só fica velho, repito, quem quer!
arnaldo silva
felizmente reformado

Sem comentários:

Enviar um comentário