sábado, 3 de novembro de 2007

AS CINCO PALAVRAS DE EDUARDO GRAÇA

(Eduardo Graça, Dr.)
Ei-las:

“Cinco palavras apenas: paz, prosperidade, solidariedade, inclusão e decência para escrever, finalmente, a frase que queria escrever: como hão-de os cidadãos, conformados à descrença nas suas próprias virtudes, ajudar à riqueza da nação? ”...

O texto do Eduardo Graça publicado, hoje, no “Semanário Económico”,donde retirei o último parágrafo, tem igualmente os meus cinco aplausos.

APLAUSO UM: Falar de paz (e desejá-la) é uma atitude que apenas pode estar na mente de um homem de carácter. Esta manifestação de vontade é uma atitude solidária. PARABÉNS AMIGO


APLAUSO DOIS: Prosperidade é necessária para todos. John Rawls já explicou isso na Teoria da Justiça. Parabéns ao Ed por vir agora recordar que é necessária a sua aplicação.

APLAUSO TRÊS: Solidariedade.. já tratado no aplauso um.


APLAUSO QUATRO: Inclusão (social). Está tudo na Teoria de Rawls. É vergonhoso o resultado das correntes migratórias de pessoas que continuam a procurar trabalho noutras paragens. Trabalhar é um direito do cidadão; compete aos governos criá-lo. Governo que não faça isso não é digno; TRAÍU. Mais uma vez PARABÉNS ao Ed, por trazer a palavra para o grande palco da discussão pública.

APLAUSO QUINTO: Decência. Só com os aplausos acima cumpridos se conseguem obter os padrões morais e éticos desejáveis numa sociedade onde a honra impere.


João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário