quarta-feira, 7 de novembro de 2007

OS MEUS AMIGOS DOS BRACIAIS

(capela dos gorjões)

BRACIAIS IN ILLO TEMPORE

Figuras de antigamente, dos Braciais

Quatro personalidades distintas da minha terra.
GENTE BOA E HONRADA QUE CONHECI BEM.
SÃO QUATRO PESSOAS QUE RESPEITOSAMENTE AQUI TRAGO PARA QUE AS RECORDEMOS COM TODA A CONSIDERAÇÃO.

1) O COXO

Nesse tempo andava por lá o Coxo.
Era dos que levava e não pagava nada.
Trabalhava lá a descamisar o milho roxo,
Na altura em que se fazia a ajudada.

Um dia o Coxo ganhou sem trabalhar
Uns dinheiritos ...e comprou uma bicicleta
O que o Coxo adorava era pedalar.
O que o Coxo queria era chegar à meta.

Mas o Coxo nunca lá chegou; ninguém chega...
Nem o Homem, nem o leão nem a flor..
Na vida só há uma meta que é a entrega
Da nossa alma às mãos do SENHOR.

2) O JOAQUIM MENINO

E havia também o Joaquim Menino,
Que veio de Paderne para o PATACÃO.
Era um homem forte, atarracado mas pequenino,
E passava todo o tempo bêbado e deitado no chão

3) O MALACO

E depois havia o Manel Malaco,
Que metia medo à minha irmã mais nova.
O Manel fazia coisas que parecia um macaco
E eu tive que intervir e dizer que lhe dava uma sova.

A coisa passou-se assim: o Malaco deu uma corrida,
Em direcção aos moços que estavam por ali.
E eu disse para o Malaco:-Malaco, olha a tua vida,
Tem juízo, vê lá... senão, não sais vivo daqui.

E o Malaco respondeu: - amigo João tenha calma,
Eu sou bom lavrador e de moços... nesta matéria...
Sou um campeão... pode crer ...e pela sua alma
Não me faça mal que eu vou já dar um beijinho à Quitéria.


4) O MUDO VALENTE


Na minha Terra havia dois irmãos. Um falava e outro não,
Este, emitia sons...bah, bah, o Luís é que falava com ele e dizia:
- Óh Manel... bah...bah... e quem tinha medo dele era o meu irmão,
- O Quim, que se escondia debaixo da cama quando o Manel aparecia.


Mas o Manel... bah para aqui ...bah para ali...não fazia mal a ninguém.
Gostava das crianças, das pessoas e tambem dos animais, de todos... afinal.
Era um santo...trabalhava nas tarefas que sabia desempenhar e fazia-as bem,
E o meu irmão Quim dizia-me.. ó Vão, tenho medo do mudo... ele não nos fará mal?


Jack, meu querido irmão... nota bem....não são os mudos deste mundo os estupores...
Os sacanas são os faladores... aqueles que negoceiam em droga... são esses senhores
Que fogem à Justiça e que não pagam impostos que são os grandes ladrões.

E depois irmão... meu caro e amigo Jack... o problema do mundo é um duro osso...
Jack ...tu lembras-te do Joaquim Menino que falava pouco e andava sempre grosso.
Pois é Jack, os que bebem menos e falam de mais é que são os pseudo campeões.


Braciais que marcou a minha juventude. Continuemos a falar dele.

João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário