domingo, 25 de novembro de 2007

PORQUE HOJE É DOMINGO

(estação s. bento)


Para o HENRIQUE CRISTINA
Meu colega da primária.


Como diz o meu amigo João Patuleia, os velhos não dormem.!...

São oito horas da manhã e já cá estou no escritório prá í desde as seis e quarenta.
Nesta azáfama diária de alimentar o blogue, já vi que não tinha mensagens na net, dei uma volta pelos meus links preferidos e inscrevi um novo, que fala de poesia, donde retirei este poema de 1993 da


SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN
OS AMIGOS
Voltar ali onde
A verde rebentação da vaga
A espuma o nevoeiro o horizonte a praia
Guardam intacta e impetuosa
Juventude antiga –
Mas como sem os amigos
Sem a partilha o abraço a comunhão
Respirar o cheiro a alga da maresia
E colher a estrela do mar em minha mão


Gosto de poesia, gosto dos poetas e em geral gosto das pessoas.

Mas, do que não gostei foi do teor da entrevista que o Dr. Mário Soares dá hoje no DN nem gostei do teor da entrevista que o Miguel de Sousa Tavares deu ontem ao António Tavares Teles para o jornal “O JOGO”.

Gostei da notícia do JN de hoje quando refere que:

“Sócrates juntou alguma da nata financeira da região NORTE para dar um sinal da necessidade de união entre os actores da mesma. "Aquilo que ficou claro foi que o primeiro-ministro entende que depende de nós, no Norte, tirar a região do estado em que se encontra", resumiu uma das fontes ouvidas pelo JN. O primeiro-ministro lembrou a existência de um conjunto de instituições de referência no Norte, para sublinhar que o queixume não chega para ultrapassar os problemas - é preciso juntar forças e "andar mais"... depressa...

Gostei desta atitude de Sócrates, a única que achei bem das até agora tomou, porque vai obrigar estas pessoas do Norte a deixarem-se dos habitais e já enjoativos queixumes e mostrarem o que realmente valem. . .

Estava eu nesta coisa do gosto não gosto, quando me lembrei do Henrique Cristina, um rapaz que andou comigo na primária e que era primo do Bernardino, que morava na Senhora da Saúde a seguir `a horta dos Tarretas, à esquerda quando se vai para Faro e antes de se chegar `a horta do Joaquim Mestre, talvez aí uns duzentos metros da venda da Maria José, casada com o Américo do Vale do PATACÃO e irmã da Ivete, logo a seguir vem o .
Bernardino.

O Henrique é que não sei onde é que morava nem onde mora.

Mas uma vez encontrei-o no comboio correio que ia para Lisboa e o Henrique deu um show lá na carruagem, qual Raul Solnado, foi muito melhor.

Aquilo parecia uma peça ensaiada há muitos anos, porque o Henrique não se calava nem à lei da bala, ele e um sapato velho fizeram a festa, ainda lhe disse, cala-te ó canzil, mas ele queria era festa e vá de contar histórias.

Não sei onde pára o Henrique que era um tipo bacano mas gostava de saber. Oxalá ele e o sapato se mantenham em forma.

E vou almoçar fora... e vou sair agora..

E deixo-vos um abraço.

João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário