quarta-feira, 7 de novembro de 2007

CRÓNICAS AO PEQUENO ALMOÇO

(miguel torga)

CRÓNICAS AO PEQUENO ALMOÇO
Com Miguel Torga, em Rio de Onor; 1946.11.27


Ao cabo de oito dias de permanência num mundo destes, com sua língua própria, seus costumes e suas leis, nada escrevi sobre ele, nem sinto que venha a escrever grande coisa. Qualquer jornalista apressado, sem as sete horas de caminho que eu fiz sobre um macho para aqui chegar, faria melhor do que eu.


Instalado num hotel de Bragança, com três informações e duas anedotas, teria assunto para uma reportagem sensacional. Eu, íntimo e mudo, vejo a paisagem e as coisas, e fecho-me, como um fotógrafo que não tivesse papel para imprimir os negativos. A significação desta terra parece-me mais telúrica do que folclórica. Mais para meditar do que para descrever. Ao pé da seriedade e da convicção com que tudo se passa na alma desta gente....

Ora viver no convívio destes semelhantes é mais uma lição de disciplina humana e de civismo que se aprende, do que uma revelação de pitoresco e de exótico. Morar alguns dias dentro de uma aldeia que não intriga, que não rouba, que tem do vizinho um conceito fraterno, e que não se embebeda porque é sábado mas por uma razão sagrada de celebração equinocial, é ficar ligado a uma dívida que não se paga nos jornais mas sim na ara da consciência.


E em Coimbra, aos 7 de abril de 1949


EXAME DE CONSCIÊNCIA


Por tudo passa o artista
Primeiro, pela alegria
De se julgar criador
No seio da natureza;
Depois, por esta tristeza
De ver morrer o que fez,
Sem ter nas mãos a certeza
De erguer o sonho outra vez.

Miguel Torga, indiscutivelmente um grande artista..


Recolha de

João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário