sexta-feira, 9 de novembro de 2007

REFLEXÃO FILOSÓFICA

(o escritor Raul Brandão)
O texto é de
Raul Brandão, in "Húmus"

A ALMA É EXTERIOR.

“A alma, ao contrário do que tu supões, a alma é exterior: envolve e impregna o corpo como um fluido envolve a matéria. Em certos homens a alma chega a ser visível, a atmosfera que os rodeia tomar cor.

Há seres cuja alma é uma contínua exalação: arrastam-na como um cometa ao oiro esparralhado da cauda - imensa, dorida, frenética. Hácuja alma é de uma sensibilidade extrema: sentem em si todo o universo.

Daí também simpatias e antipatias súbitas quando duas almas se tocam, mesmo antes da matéria comunicar. O amor não é senão a impregnação desses fluidos, formando uma só alma, como o ódio é a repulsão dessa névoa sensível. Assim é que o homem faz parte da estrela e a estrela de Deus.

COMENTÁRIO,

Eu penso que isto não serão mais do que especulações. A alma é o quê? O texto não diz. Alma não é mais nada do que o entusiasmo e a força que teremos de pôr em prática para sobreviver.

A alma não é nada exterior; quando muito vem do exterior. É o exterior que nos provoca e arrebata-nos a alma e é aí que envolve e impregna o corpo. O que é visível em certos homens é a raiva que se pode confundir com a atmosfera que os rodeia e toma cor.

O amor é impregnação de fluídos? Quando muito poderá ser o resultado da impregnação dos fluidos. Meu caro Raul Brandão, não existe estrela nenhuma para o homem nem a estrela faz parte de Deus porque Deus não existe. .

A alma vem do exterior.


João Brito Sousa

1 comentário:

  1. A Alma

    A Alma de Raul Brandão é a minha Alma. É o fluído que envolve a matéria. É o exterior que se comunica com as Almas que a rodeiam. É por via dela, desse contacto que estabelece com as outras almas, que se gera a espontânea aceitação e afinidade ou a imediata repulsa que cada ser experimenta aquando da aproximação a outro ser.

    É por via dessa Alma, exteriormente envolvente do corpo, que cada vez que se vai estabelecer um contacto com outrem, se sente a predisposição do que poderá redundar em simpatia ou antipatia no trato. É nessa componente imaterial do ser humano que reside toda a sua capacidade de se envolver com outrem, com simpatia, com amizade, com amor ou pela repulsa, pelo antagonismo, pelo ódio.

    A Alma de Raul Brandão é a nossa Alma!

    É com ela que amamos ou odiamos!

    Arnaldo silva
    Felizmente reformado

    ResponderEliminar