segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

HOJE, 24.12

UM BOM NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO
HOJE, 24

PORTO, 2007.2.24

Pensava que hoje pudesse ser diferente. Admiti essa hipótese porque o movimento nas ruas tem sido grande, as lojas têm funcionado, há a agitação normal da época, parece-me haver um querer nas pessoas e continua aquela melhoria de disposição nesta quadra. Havia algumas possibilidades de, pegando-se nessa disponibilidade aparente, se poder começar uma vida nova.

Com a ajuda de todos.

Porque a embalagem para se conseguir outros padrões de vida tem que se vir buscar aqui. Poderia pensar-se em partir da estaca zero sim utilizando-se essa boa dose de boa vontade e de boa disposição. O homem bem disposto facilita a negociação. Porque ainda ontem me dizia BB “este ano foi um horror.”

E é pena que só disponibilizemos uma ínfima parcela do nosso tempo disponível para se pensar nisso. Eu conheço perfeitamente o ritmo galopante da vida. E seria bem mais agradável se fossemos educados com menos correrias. Mas não vejo hipóteses disso..

Dei uma volta pela imprensa de hoje e verifiquei que é igual a ontem e a outros dias. Milhares de armas em posse de civis não sei onde o que certamente não é sinónimo de paz nem de defesa. Mortes na estrada, muitas, segurança ou falta dela ou insegurança de pessoas, negócios sujos e roubalheira, firmas falidas em proveito de gerentes maus e vigaristas, banco milenium e registo contabilístico das perdas em offf shores e os duzentos milhões de euros desviados de um banco da nossa praça, a actuação da AASAE e da CMMVM perante tantas anormalidades, serviços de urgência a fechar na Saúde e centenas ou milhares de outras situações aqui não mencionadas a contribuir para que o estado de coisas em que vivemos se degrade cada vez mas.

Quando isto poda ser tudo mais simples se houvesse um sorriso franco e construtivo.

Todos os anos nesta altura do NATAL se diz que a conjuntura não nos é favorável, mas ninguém diz VAMOS DAR AS MÃOS.

DAR AS MÃOS e dar um pouco de conforto interior a nós próprios, que também precisamos disso. A vida deveria ser o tema central das nossa preocupações diárias, a nossa vida e a vida dos outros que, queiramos quer não, são vidas que se reflectem em nós. A nossa prioridade é estarmos bem e só estamos bem se os que nos rodeiam estiverem bem. E isso está nas nossas mãos resolver. E no nosso querer.

Também!...

João Brito SOUSA

1 comentário:

  1. Noite de Natal

    Minha noite de Natal
    De palácio vazio
    Com ruas sem ninguém
    O silêncio suprime melodias
    Faltam olhares familiares
    Alegria e comunhão estão ausentes
    E as tradicionais iguarias
    que hoje a mesa não tem…

    Desejo alcançar a paz
    Numa vaga de solidão
    Olho as estrelas horas a fio
    Num contacto pessoal
    Falo-lhes de desilusão
    De caminhos irregulares
    Com estruturas mal assentes
    Numa vida com difícil ritual
    De que já não me sinto capaz…

    Assim:
    Enrolo-me no vento
    À Lua me abraço
    Beijo cada estrela
    Todos os planetas afago
    E adormeço sem querer…

    De mim:
    Ao acordar não haverá lamento
    Saberei gerir este espaço
    entre as cores e a tela
    Será o preço que pago
    Por não ter sabido escolher…

    Roberto Afonso

    ResponderEliminar