quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

QUERO QUE ESTE ESPAÇO SEJA POLÉMICO

(equipa de futebol de FCPORTO)

É MINHA PRETENSÃO NO BLOG
Ser polémico.
Mas deixar as pessoas à vontade para exprimirem o seu ponto de vista. Às vezes, há a tendência para comunicar utilizando a via do insulto. Quero que o meu espaço seja de todos, mas apelo à participação apenas daqueles que querem construir algo de positivo e que tenham educação para isso. Não vou permitir que as pessoas se ofendam umas às outras nem que digam palavrões nem que profiram outras formas de ofensa. Quem é educado sabe que há outros processos para dizer não.

O meu espaço tem de ter honra e ensinar às pessoas como deve ser a sã convivência entre elas.

Quando um falhar o outro tem a obrigação de trazer o primeiro para o bom caminho. E se for eu a falhar desde já peço que quero ser tratado igual aos outros. Aqui os valores têm de vir à tona e, quem não sabe, vai aprender aqui connosco a ser solidário e homem de bem

Gosto de futebol e às vezes trago a terreiro esse assunto. Sou benfiquista assumido e sócio com as quotas em dia. Mas não sou um Yes Benfica. Digo muitas vezes não ao comportamento do meu clube. Penso que sou justo e luto contra as injustiças, doa a quem doer, sejam elas contra quem for, porque quero um mundo melhor. Todavia, não é o jogo em si o que mais me interessa
É o que dele resulta . ..

O futebol é uma actividade desportiva que vende emoções. E é neste controlo das emoções que o futebol dá o seu contributo na formação do homem. É evidente que no futebol temos o nosso clube que queremos que ganhe sempre e que seja o melhor.
Mas o futebol educa-nos a saber perder sem azedumes e molda-nos o espirito. No futebol temos a oportunidade de sermos justos, estando contra decisões que favorecem os outros clubes e igualmente contra as que favorecem o nosso.

O futebol tem todas as possibilidades de fazer de nós ou grandes canalhas ou homens de bem. A escolha é nossa.

Além do mais o futebol, contem em si a beleza suficiente para atrair multidões que se apaixonam pela competição, em que o futebol está envolvido e possibilita o extravasar das emoções que invade os assistentes. O atleta praticante de futebol, cultiva o respeito pelo adversário, o respeito pela entidade empregadora, o respeito por si próprio, o respeito pelo jogo do ponto de vista em que o jogador é antes de mais um atleta que terá de realizar em campo as tarefas que lhe estão confiadas etc... etc... etc...

O futebol exige competência profissional, dedicação, entrega e conhecimentos do jogo e de outros aspectos de quase toda a ordem. Há algumas pessoas que na vida nunca fizeram nada de relevante e vêm encostar-se ao futebol para o dirigir, o que é de desconfiar, porque se nada fizeram de útil em lado nenhum porque raio o hão-de fazer no futebol?...E se ainda por cima ganham jogos e campeonatos quando em outros desempenhos da vida nada ganharam...o assunto complica-se.
É que temos que dizer a esses senhores que o futebol é HONRADEZ. Porque eles não sabem.

Saberão efectivamente outras coisas.. que não deviam entrar no futebol..

João Brito Sousa

2 comentários:

  1. Ser polémico...

    A sua pretensão é muito válida, mas...
    Ser polémico implinca ser contestatário, ter ideias opostas, contradizer, comportar-se de maneira contrária à normalidade.
    Ser polémico convida sempre a uma luta; luta que se pretende travada sempre e só no campo das ideias.
    Ser polémico é estar sempre no lumiar do perder da calma e da compostura, raiando o momento da partida para o insulto ou para a violência quando falha a força dos argumentos das ideias.
    E até os mais capazes na arte de esgrimir com as palavras perdem a postura e partem para a violência física como aconteceu, por exemplo, entre Antero e Ramalho que acabaram num duelo de espadachins a propósito do confronto da chamada Questão Coimbrã.
    Ser polémico a propósito do Futebol é, quanto a mim, o pior dos estádios de uma qualquer polémica. Não há adepto de Futebol sem paixão. Não há paixão sem cegueira. E é nesta cegueira gerada pela paixão clubística que reside o perigo de ser polémico em matérias de Futebol.
    Se atentarmos bem em qualquer discussão sobre Futebol, uma das partes nunca responde a uma questão levantada sobre o comportamento do seu clube, contestando e argumentando especificamente sobre o tema invocado. Não! Parte logo para a agressão verbal, acusando o clube do interlocutor de uma qualquer desonestidade, no jogo tal ou na violenta entrada de um tal jogador. É assim desde os bancos da escola e permanece pela vida fora.Estou convicto de que a futebolite é uma doença crónica, incurável e desastrosa nas relações entre os humanos de hoje.

    Não estou a defender a polémica trocada em palavrões ou acusações grosseiras, muito menos em termos ofensivos. Não! Nunca apoiarei tal postura!

    Apenas faço referência à força que o Futebol tem no (in)controlo das emoções.

    Mas estou consigo, amigo Brito.
    Sejamos polémicos, mas com garbo e elegância!

    arnaldo silva
    felizmente reformado

    ResponderEliminar
  2. PORTO, 2007.12.20

    MEU CARO SILVA.

    Eu encaro o futebol como uma boa lição de vida. E encaro o controlo das emoções resulatntes dessa paixão pelo jogo como frutíferas.
    Pesoalmente não tive problema nenhum em reconhecer-te como um dos melhores alnos de sempre da Escola que frequentámos ambos, onde eu nem sequer esto na lista dos melhores mil.

    Futeboliticamente e como benfiquista não me custa nada reconhecer que o teu clube é um afábnric a de jogadores.

    PROCURO SITUAR-ME NO CAMPO DA ÉTICA E HONRADEZ PORQUE QUERO UM MUNDO MELHOR.

    Não quero mais nada da vida.
    Aena sestar bem comigo próprio. E estou.

    Para ti e família um BOM NATAL E BOM ANO.

    São os votos do

    Brito Sousa

    ResponderEliminar