quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

DA IMPRENSA

(em direcção `a Lua)

Turismo espacial; construções de Hotéis na LUA
Do JN de 23 Fevereiro de 2006


Este texto, retirado do JN do Porto, é para o Engº aero espacial JOÃO PAULO SOUSA, que faz o favor de ser meu amigo.

"Sinto mais o facto de ser o primeiro português a viajar no espaço, do que a ideia de participar num capítulo da História mundial", diz Mário Ferreira, um dos 100 membros-fundadores da Virgin Galactic. O título traduz-se nisto o empresário integra o clube que transformará o turismo espacial numa realidade. A viagem inaugural está prevista para o final de 2008 ou início de 2009. "Já viu bem? Vou sair do Mundo e voltar..."

Mário Ferreira, presidente da Douro Azul, estava nos Estados Unidos da América quando a televisão nacional transmitia em directo a viagem experimental. Nesse inesquecível 4 de Outubro de 2004, "inscrevi-me imediatamente para ser fundador", recorda. O impulso não se justificou tanto pelo "fascínio do espaço - mais, mas muito mais pela novidade 'turismo espacial'!"

Entre dezenas de milhares de inscrições, foram 100 os contemplados para a experiência inédita, em que a "capacidade de transportar pessoas sem prepará-las durante meio ano com um custo de dezenas de milhares de dólares" a torna num "momento de agora e não do futuro", segundo a Virgin Galactic. Isto significa que bastam "seis dias de testes médicos e de familiarização pré-espacial para preparar os turistas espaciais deste década". O único português entre os eleitos acompanha todo o projecto desde que foi seleccionado. "Seis dias antes da partida, ficaremos hospedados na Virgin Galatic Space Resort e, todos os dias, iremos até ao 'spaceport'", conta. É nesse local que terão a possibilidade de falar com peritos, simular voos ou fazer testes de tolerância de gravidade.

Este porto espacial foi projecto pelo designer Philippe Starck e será construído no Novo México. A base tem a curiosa forma de um olho humano "A iris nebulosa representa as possibilidades deste projecto e significa a nossa oportunidade de olhar para a Terra a partir do espaço com os nossos próprios olhos pela primeira vez", justifica o criativo. Mário Ferreira conheceu Starck no primeiro jantar do clube de fundadores - "estavam presentes 20 europeus", em Londres: "É, sem dúvida, o mais excêntrico de todos!"Outra das possibilidades deste estágio no 'spaceport' é voar na nave-mãe que, em menos de dez segundos, atinge o espaço a uma velocidade três vezes superior à velocidade do som.

É nesta nave-mãe que será acoplado o aparelho que levará os turistas ao espaço. Não sucederá a descolagem tradicional desde o solo - antes em pleno voo. O aparelho será libertado da nave rumo ao espaço a uma velocidade superior a uma bala disparada. Objectivo "Uma vista de milhares de quilómetros em qualquer direcção" que os tripulantes poderão gozar através de janelas panorâmicas.

Quanto custa o sonho? "200 mil dólares", revela Mário Ferreira, esclarecendo que "essa quantia paga por todos os fundadores não se destina apenas para o bilhete, sendo um investimento em todo o processo". Sonho? "É preciso investir na tecnologia para que ela se torne acessível. A construção de hotéis na Lua será uma realidade do nosso tempo. Tem dúvidas?". O empresário não tem. Nem relativamente à segurança da experiência. "está garantida. Aliás, o Richard Branson (presidente da Virgin Galactic) vai levar a família..."

Recolha de
João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário