quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

A REALIDADE

(esta é uma realidade)

QUAL É A REALIDADE REALIDADE...


A aldrabice parece que faz bem. A minha sogra é que sabia, ia comprar peixe `a porta de casa à canastra do arreeiro e pedia sempre um descontozinho. Já a minha Mãe tinha receio de ser enganada e comprava sapatos na Atlas na rua de Santo António, ao pé da livraria Silva que era a preço fixo.

Eu então sou cá um jeitoso para a golpada que nem imaginam. O meu padrinho do crisma, o Padre José Gomes de S. Pedro é que apertava comigo e me dizia: João toma cuidado. Mas sou um azelha. Quando vou compara alguma coisa ou mesmo vender, em quaisquer das circunstâncias sou um analfabeto. Mas o pior não é isso; o pior é que toda a gente vê que eu sou um atado.

Por isso é que eu digo que o negociador é que está bem na vida. O meu compadre que é advogado é que é bom nisso. Uma vez pôs-se a negociar com o industrial das cervejas José Sousa Sintra e era vê-los com a matreirice toda a tentar enganar um ao outro Quando a coisa vale cem o Sintra lançava 75 e andavam nisto. Parece que não chegaram a vias de facto mas o negócio é assim mesmo.. .

O Sousa Sintra chegou a ser Presidente do Sporting mas no fim trouxe o dinheirinho todo. Dizem. Quando esteve no Brasil, tinha uma imobiliária instalada num andar com duas janelas e, disse ele, numa comprava e noutra vendia, sem saber nada das condições dos imóveis. Era o “feeling” dizia o Sintra.

Na vida é preciso um bocadinho de sorte para ajudar e mais um bocadinho de aldrabice, penso eu, que esta é que é a realidade..

Por isso é que o Mundo não se endireita. .

João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário