quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

SÍTIO DAS FEREIRAS

(parece a zona do café Pescada mas não é)

VAMOS FALAR DAS FERREIRAS

e de pessoas que foram costeletas como eu, que estudaram em Faro e no Instituto Comercial de Lisboa, hoje ISCAL.

Ferreiras é uma freguesia portuguesa do concelho de Albufeira, com 24,64 km² de área e de 4 951 habitantes (2001) de densidade: 200,9 hab/km².., pessoas que frequentaram
Costeletas daí (aluno da Escola Comercial e Industrial de Faro), é a Drª Maria Alcina Palmeira, economista e professora do Ensino Secundário em Silves onde foi colega do Dr. José Manuel Serôdio, o “Charrinho” de Albufeira, igualmente “costoleta”, que vestia aquele fato azul escuro com a camisola de gola alta branca.... e era cá “um nice....”.

A Drª Maria Alcina enquanto estudante no Instituto Comercial de Lisboa em Lisboa, foi aluna do menos dois ( - 2), o Dr. Armando Gonçalves, um professor de Cálculo Financeiro que toda a Lisboa Académica conheceu e era um caso sério por ser baixote. No dia da apresentação das aulas, o Armando mandava uns palpites e acabava assim: - e olhem que eu não sou bailarino.... numa alusão ao provérbio, homem pequenino, ou velhaco ou dançarino. Foi assim, nesta de velhaco, que o Armando chumbou três vezes o costoleta Vieguinhas de Pechão, o que o obrigou a ir acabar o curso ao INSTITUTO COMERCIAL DO PORTO. A mim deu-me doze na oral. Dizer ainda que o Serôdio, o Charrinho já citado, também foi aluno do Instituto Comercial de Lisboa no ano em que foi publicado internamente “As INSTITUTAS”, uma versalhada feita pelos estudantes contra os professores. A quadra ao Armando seria mais ou menos assim:

Armando Gonçalves Pereira
Como tu não há mais nenhum
E estamos a estudar a maneira
De passares de menos dois a menos um.

Quem sabe bem isto é o Serôdio, pois parece que foi ele que fez a quadra.

A Drª Maria Alcina Palmeira devia ter sido dos primeiros alunos do Algarve a frequentar o Instituto Comercial de Lisboa. Depois foram estudar para lá, da Escola Comercial de Faro, o Brasinho de Faro e filho do competente Mestre mecânico António Brás, o Francisco Machado Valente igualmente de Faro e filho do Sr. Machado que foi encarregado na Casa Verde, o Aníbal António Cavaco Silva, filho do sr. Teodoro da bomba de gasolina de Boliqueime e hoje o Senhor Presidente da República, depois foram o Rabeca, o Gil Vieira, o Ludgero Roque e o Alfredo Teixeira, filho dos Claudinos das Fontainhas, que foi campeão nacional dos quatrocentos metros barreiras e foi quem uma vez numa antecipação surpreendente, apanhou-me uma bola no recreio e foi futebolada de morte no recreio que nunca mais vi abola. O Vitélio filho do Mestre Arnaldo sapateiro do Cerro de Ouro também lá andou, o Hélio de Loulé que hoje é ROC eu sei lá....E depois foram o Vieguinhas de Pechão, o Firmino Longo das Fontainhas, a Celina Pereira de Olhão, o Mota Pereira e eu que fui também dois anos depois.

João Brito de Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário