terça-feira, 18 de dezembro de 2007

DA IMPRENSA

(com a minha filha alexandra em sintra)
DA IMPRENSA

Saúde Mental: Estudo vai analisar dificuldades e experiências de familiares de pessoas com doenças graves

Porto, 17 Dez (Lusa) - As necessidades e experiências dos familiares de pessoas com doenças mentais graves serão analisadas em Portugal através de um estudo da Federação Mundial para a Saúde Mental, foi hoje anunciado.
Segundo o médico João Marques Teixeira, director do Centro Hospitalar Conde Ferreira, no Porto, e responsável por este estudo em Portugal, serão inquiridas "face a face" cerca de 100 famílias de todo o país, conforme a densidade populacional de cada região.
"O objectivo é avaliar as condições das famílias que têm a seu cargo doentes mentais", disse, acrescentando que se pretende essencialmente perceber "que sobrecargas têm, quer a nível financeiro como social e pessoal".
Portugal junta-se assim a outros oito países de todo o mundo que participam neste estudo e que já divulgaram os primeiros resultados desta investigação.
"O estudo está a arrancar agora em Portugal, sendo que esta primeira fase de análise das condições das famílias estará terminada em Maio com a divulgação dos seus resultados", disse João Marques Teixeira.
O responsável afirmou que os resultados em Portugal não deverão divergir muito daqueles que foram obtidos nos outros países.
"Os estudos internacionais dizem que a sobrecarga destas famílias é comparável à que existe naquelas que têm a seu cargo doentes com alzheimer ou cancro", frisou.
Segundo referiu, a segunda fase deste estudo, que consistirá em perceber qual a percepção que os médicos psiquiatras têm relativamente a estes doentes, iniciará em simultâneo em todos os países envolvidos e estará concluída em Setembro de 2008.
"Felizmente conseguimos apanhar o comboio", disse o coordenador, congratulando-se com o facto de Portugal fazer parte desta investigação.
O inquérito aos familiares dos doentes será feito por alunos de psicologia e medicina da Universidade do Porto, que "serão devidamente preparados para tal",
A apresentação deste estudo será feita terça-feira, pelas 10:30, nas instalações da Ordem dos Médicos no Porto.
JAP.

O MEU COMENTÁRIO

Efectivamente é uma despesa enorme, este custo com a manutenção dum filho com doença mental. Deste modo aprovo, que estes trabalhos sejam feitos para que se apure o custo da doença para os pais e sobretudo para quando faltarem os Pais.

Peço apresentação de soluções..
João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário