quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

DIZ QUE ESTÁ NO BOM CAMINHO

(álvaro magalhãs)
O ESCRITOR ÁLVARO MAGALHÃES

Das contra capas do livro “Jogo Perigoso, 50 Crónicas de Futebol” retiro que Álvaro Magalhães,

Nasceu em 1951 na cidade do PORTO, onde reside.

Publicou nos anos 80 quatro livros de poesia, mas que, a parte mais substancial da sua produção literária tem sido dedicado à área da infância e juventude, onde é um autor consagrado, com cerca de quarenta títulos publicados., muitos deles tidos como obras de referência, uma série juvenil de grande sucesso que já cativou um milhão de leitores e vários prémios literários.

Tem também mantido regularmente a actividade de cronista desde o início dos anos 90, tendo assinado duas séries no Jornal de Notícias sob os títulos de “Por tudo e por nada” e “A máquina do mundo”.

Ao futebol, que é um apaixonado investigador dedicou também três series: “Cronicamente”, em O Jogo, no início de 90 e, mais recentemente entre 1998 e o início de 2000, “Golpe de vista” e ”Jogo Perigoso” no Jorna de Notícias .

O MEU COMENTÁRIO

A minha relação com o senhor Álvaro Magalhães, que diz ser escritor e nessa qualidade estar inscrito na Repartição de Finanças da área da sua residência, começou da pior maneira possível, pelo simples facto de eu lhe pedir via e-mail, que retirasse das suas crónicas no JN, a palavra escritor, uma vez que as citadas crónicas, do meu ponto de vista, serem intragáveis e de impossível leitura, tal o conteúdo ofensivo e venenoso de que são possuidoras. E eu entendo que o autor dessas crónicas, não é nem poderá ser considerado um escritor; será sim outra coisa qualquer.. E diz ele que está no bom caminho.

Mas agora a coisa piorou, quando li no que está escrito nas contra capas acima referenciadas. Aí é dito que ÁLVARO MAGALHÃES é investigador de futebol, o que presumo ser escrito pelo próprio, porque o texto não está assinado, o que a ser verdade, causa-me um grande desgosto, porque as suas crónicas ao domingo no JN não investigam nada, antes pelo contrário, ofendem os mais sensíveis e sensatos dos seus poucos, presumo, leitores..

Mas, concedendo-lhe o benefício da dúvida, volto a referir e a perguntar-lhe:

1 - O que é que investigou e a que conclusão chegou, e onde escreveu isso, acerca da participação do FCPorto no torneio de AMSTERDÃO, onde o FCPorto foi beneficiado pela arbitragem e só assim ganhou o torneio.

2 – Campeonato nacional

BRAGA/ FCPORTO (1/ 2 ) existiram mesmo os dois livres onde resultaram os golos?

3 – FCPORTO /SPORTING

O ex árbitro do PORTO José Leirós escreveu que a falta foi mal assinalada e o FCPORTO foi favorecido. E o senhor o que é que investigou?.....

4 – LEIRIA / PORTO

Qual o resultado da sua investigação acerca da falta de ética manifestada pelo FCPORTO que se negou ao adiamento de um dia mais, resultado de o LEIRIA ter ido jogar a ISRAEL para uma prova europeia.

E da surpreendente “lata” que o FCPORTO teve, em pedir ao MARÍTIMO que adiasse o jogo com o FCPORTO, por causa do jogo da TAÇA DOS CAMPEÕES com o LIVERPOL. O que deu essa investigação?....

5 – PINTO DA COSTA, eleito há 25 anos sempre em lista única? Porquê? Porque é que o FCPORTO insiste em ser o maior clube antidemocrático do Mundo? Investigação o que é que deu?.

6 – E aquelas candidaturas a um orgão de teor apenas consultivo, em duas listas separadas, com quatro pessoas iguais simultaneamente nas duas listas?...

Este assunto foi investigado?.

Como diz AQUILINO RIBEIRO, o Porto quer saber, melhor, o Porto precisa de saber.

ENQUANTO EU VIVER NO PORTO, VOU BATER-ME PELA HONRA DO FCPORTO.

EXIJO DO FCPORTO RESPEITO PELAS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS E PELAS COMPETIÇÕES QUE DISPUTA.

João Brito Sousa

2 comentários:

  1. Diz o povo, na sua sábia sapiência, todos os dias testada pela via empírica, que " o maior cego é aquele que não quer ver".

    Ser cego será, sem sombra de dúvida, uma das maiores desventuras de um ser humano. Estar involuntariamente privado de um dos fundamentais sentidos para a quotidiana manutenção e movimentação nestas andanças da vida será, incontestavelmente, causa do maior dos infortúnios.

    Mas, podendo dispôr de uma boa e fisica capacidade visual, permitindo que cegas paixões não deixem enxergar as realidades circundantes é, irrefutavelmente, muito mais lamentável!

    Infelizmente há muitos cegos de espírito que, vendo com os olhos, não querem admitir as verdades que esse órgão lhes transmite e, agravante das agravantes, deturpam ainda a evidente realidade, procurando impingir a terceiros a sua deturpação da verdade.

    É evidente que a um tal ser não lhe é pertinente apenas a cegueira de espírito mas também, e a agravá-la, a falta de verticalidade e isenção nas posições e defesas que toma quando opina sobre um qualquer tema.

    Lamentavelmente há-os em abundância. De lamentar também que encontrem veículos para manisfetarem as suas empestadas opiniões!

    Votá-los ao ostracismo, é o meu conselho. Que opinem apenas para a presunção do seu próprio umbigo. Que se revejam apenas eles nas suas próprias e irrelevantes opiniões e se consumam no desvanecimento das suas ufanias!

    Pobre do cego de espírito! Não será dele, nunca, este reino onde vivemos.

    arnaldo silva
    felizmente reformado

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar