segunda-feira, 10 de março de 2008

REFLEXÃO FILOSOFIA

(René Descarte)
DISCURSO DO MÉTODO
DESCARTES

O DISCURSO DO MÉTODO, tem como objectivo principal, o cumprimento do bom uso da razão.

A obra marca uma época na história do pensamento humano.

Modernamente, o pensamento humano confunde-se com conhecimento. O homem é a preocupação do próprio homem..

Razão e senso é coisa que se encontra em cada um de nós, dado ser a coisa que nos torna homens e nos distingue dos animais... A comparação entre o ser racional e o ser irracional é um bom indicador para arrumar as ideias, no sentido em que há alguns animais cujo comportamento serve de referência ao homem, como é o exemplo do sentido colectivista das formigas.. .

O Método de Descartes é habilidoso e vingou porque foi elaborado com premissas sérias e credíveis. Quando não está no nosso poder discernir as opiniões mais verdadeiras, devemos seguir as mais prováveis que se constitui como uma verdade certíssima.

Descartes foi rigoroso na construção do método porque em primeiro lugar ele deveria estar convencido daquilo que dizia, por ser mais natural mudar os seus conceitos, ainda não testados, do que a ordem do Mundo.

A nossa vontade tende naturalmente a desejar apenas as coisas que o nosso entendimento lhe representa de algum modo como possíveis.

O objectivo era empregar toda a vida a cultivar a razão e avançar com segurança, na direcção do conhecimento da verdade.

Na expressão” penso, logo existo”, não há absolutamente nada a garantir-me que digo a

verdade a não ser que vejo muito claramente que para pensar é preciso existir

O sentido da vista não nos garante menos a verdade dos seus objectos do que os do olfacto e do ouvido, ao passo que nem a nossa imaginação nem os nossos sentidos nos podem jamais dar a certeza de qualquer coisa se o nosso entendimento não intervier.

Como é que se sabe que os pensamentos surgidos em sonhos são mais falsos do que os outros quando muitas vezes eles não são menos vivos e expressos?... pergunta Descartes.

Uma grande obra.

publicação de
João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário