quarta-feira, 12 de março de 2008

LITERATURA

(Aquilino Ribeiro)
MARIA SALOMÉ
Aquilino Ribeiro

MARIA SALOMÉ é uma das seis novelas contidas no livro CAMINHOS ERRADOS de Aquilino Ribeiro, onde o homem é o tema central. Grande bicho é o homem!, diz o autor em tom jocoso. Bate-se e morre de sorriso nos lábios por disparates. Trilha sendas ásperas e espinhosas, atrás de miragens, como se pisasse as mais fofas tapeçarias.

Em MARIA SALOMÉ, o autor conta a linha caprichosamente descrita por um punhado de figuras, movidas, nos labirintos da vida, pela bússola da sua própria inquietude e da sua sede de aventura..

«Sem o erro» diz-nos o autor, «a Terra, tornar-se-ia uma morna e desolada charneca, ou pelo menos uma paradisíaca e rotunda pasmaceira.

Evaristo, jovem e frustrado erra na procura do amor, que julgara encontrar em Maria Salomé, o Lambru erra quando, vencidos tormentos sem conta, vê a mulher que trazia nas meninas dos olhos casada com o homem que o atirara para o inferno da guerra.

Há uma certa melancolia nesta novela. Mas fala de amor com ênfase quando diz que Maria Salomé provara o mais saboroso da vida. Refartara-se de amor, pleno de amor. E diz, “ Nada experiente das relações carnais, que poderia ele assegurar quanto a tal e tal circunstância? Tudo quanto sabia da matéria era livresco.


Livresco ou bebido da tradição que vale o mesmo.”

O autor, revela grande apego a cidade do PORTO, a capital do Norte do País quando diz: “ No Porto não se pode ser diferente, tanto pela cara como pelas botas. Se se e´, vem a suspeição. O Porto quer saber. Antes o Porto precisa saber..” e apela à autenticidade e diz:”


Para se sentir medo é forçoso ter o corpo são e a alma livre Ambos esses bens lhe minguavam.”....

Aquilino é um homem do interior e conhecedor da beleza dos costumes das gentes que vivem do amanho das terras, que tem uma maneira de ser própria, aquele que vai comprar gado ás feiras e que os cria habitando quase paredes meias com eles.

Filho de padre e inicialmente destinado ao sacerdócio que viria a não subscrever, o autor observa as relações entre os habitantes das aldeias do Norte e conta-as aqui.

É um grande autor e uma boa obra.

texto de

João BRITO Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário