segunda-feira, 3 de março de 2008

LITERATURA

(Jore Amado)

D. FLOR E SEUS DOIS MARIDOS.
por Jorge Amado

Jorge Amado é um escritor brilhante, com muita intuição, que beneficiou de ter tido a sorte de nascer no Brasil, um Pais onde em cada esquina há uma história para contar.

O Brasil é um manancial de casos e situações e Jorge Amado teve a arte suficiente para passar ao papel todas essas situações.

D. Flor enviuvou de Vadinho, um caipira na arte do amor e batoteiro barato. Vadinho nunca trabalhou, mas tinha aquela queda para malandro, bastando apenas um sorriso para conquistar D.Flor.

O amor vem com a conveniência, minha condessa de titica, com os interesses em comum, com os filhos. Basta que não haja antipatia. Você tem raiva dele?...dizia Vadinho, quando regressava do além para visitar D.Flor, agora casada com o farmacêutico Doutor Teodoro..

Lá ia Vadinho pela sala, a bailar, a dama linda em seus braços, morena rechonchuda, servida de carnes - quem gosta de ossos é cachorro -, com uns olhos de azeite e uma pele cobreada, cor de chá, formosa de ancas e seios

Vadinho, numa experiência crescente, reclamava passar uma noite inteira com ela, não mais lhe bastando tê-la a seu lado e possuí-la; queria adormecer em sua respiração, dormir em seu sono.

Jorge Amado discute sempre nos seus livros as questões sociais Chimbo, nomeado intendente, senhor de braço e cutelo...que prazer no mundo se pode comparar ao do mando, ao do poder?

E divagando, na sua prosa ritmada e melodiosa, o autor refere os pássaros que cortavam o céu, voando, que iam pousar nos beirais do Arcebispado.

É um autor apaixonado pela vida pois é ele que diz... o pior pecado mortal é a tristeza; que ofende a vida.

Desejo de viúva vai para a cova no caixão do finado; se enterra com ele...

Por fora água parada; por dentro um fogueira acesa.

A cama, esse território de derrotas. ...

A felicidade é bastante cacete....

Quem nasce para dez reis, não chega a vintém....

Não é dinheiro que faz mulher bonita, é o trato, é o descanso do espírito, a felicidade...

A felicidade não tem história..... essa felicidade do segundo matrimónio faz-se ainda maior e mais preciosa, tem mais valor, por comparação e contraste com o erro do primeiro.
Jorge Amado é um romântico, que trata as situações da vida com a harmonia possível,. enquanto observa essa mesma vida e as pessoas, com uma acutilância felina, resultando dessa observação directa um verdadeiro manual de ética e procedimentos.

Jorge Amado é um grande senhor da literatura mundial.

João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário