segunda-feira, 10 de março de 2008

OPINIÃO

FALANDO DE FUTEBOL

A COMPETIÇÃO ESTÁ VICIADA

A competição desportiva do campeonato nacional de futebol da primeira divisão está viciada.

Pelo menos assim me parece.

Ontem o FCPorto venceu no seu estádio a Académica de Coimbra por 1 a zero, numa oferta escandalosa de Pedro Roma..

O jornal “o JOGO”, jornal afecto ao FCPorto diz que o golo de QUARESMA, foi um golo feliz. No final das contas diz quase a mesma coisa que eu digo.

No jornal citado pode ler-se: “Foi um jogo de sentido único por parte dos portistas que tiveram nos seus adversários uma equipa bem arrumada, estóica até, no capítulo defensivo, mas que pouco preocupou as linhas recuadas dos “azuis e brancos”. Superioridade incontestada e incontestável do FC Porto, que dispôs naturalmente de mais oportunidades para marcar, esbanjou umas e outras defendeu Pedro Roma, e acabou por ser feliz no golo que obteve, da autoria de Quaresma.

É verdade que o FCPorto falhou uma série de oportunidades de golo de baliza aberta, como diz o jornal, mas pareceu-me nítido o propósito da entrega da vitória ao FCPorto por parte do adversário.

Isto apesar do treinador da Académica andar a semana inteira a dizer alto e bom som que vinha ganhar ao FCPorto mais isto e mais aquilo... tangas para disfarçar a malta. Mas não conseguiu disfarçar a entrega da vitória de bandeja ao FCPorto

A mim parece-me não ter havido respeito pela competição. Teria havido outra coisa... feia... claro.

E da Federação ninguém vê nada... o FCPorto vence sem honra nem glória mas tudo bem... siga a Marinha...

O Benfica ontem empatou com a União de Leiria, o que num certo sentido é normal, porque simplesmente houve respeito pela competição, quer dizer, a equipa de Leiria bateu-se com garra pelos seus interesses.

E nos dois jogos que já realizou com o FCPorto, teve a mesma actuação? Quer dizer, bateu-se como ontem se bateu com o Benfica.?..

A resposta é não..

No primeiro jogo em Leiria, a equipa vinha debilitada de Israel onde fora jogar e, não conseguindo fazer com que o FCPorto acedesse ao adiamanto do jogo, como seria eticamente normal e não acedeu (apesar de depois ir pedir exactamente o mesmo ao Marítimo e ter conseguido o adiamento, por causa do jogo com o Liverpool), no jogo de Leiria, dizia, a vitória do FCPorto foi conseguida contra uma equipa cansada (ler crónica no JN sobre o jogo), ainda por cima com a validação irregular do segundo golo, apesar de haver um golo limpo mal anulado ao FCPorto.

No segundo jogo o Dragão, a vergonha foi igual, a tal ponto que o treinador Vítor Oliveira não conseguiu explicar a derrota dos quatro a zero. Mas ontem, depois do jogo já soube dizer que o objectivo é dignificar a camisola.
E o panorama é este.. mas só dignificar a camisola contra o Benfica, porquê?
É que este Leiria, aparentemente, nos jogos ocm o FCPorot não a diginificou.
Não haverá por aí nenhem departamento que veja isto..?
No Porto é assim.... mas não o é para mim. .

O FCPorto é claramente beneficiado na competição, quer através dos árbitro quer através da falta de competitividade dos seus adversários, principalmente nos jogos com os adversários tidos como mais fracos..

O meu BENFICA ontem, atrasou-se mais, na hipótese da conquista do título ( que ainda é possível se a Federação julgar bem o caso de Leandro Lima, que supostamente falsificou a idade).

O clube não venceu mas suponho honrou as camisolas, conseguindo virar um resultado negativo.

Há problemas no BENFICA. Há, certamente que há. Mas o problema é nosso, dos sócios do Benfica que tem de mostrar se são capazes de dar a volta ou não ao assunto.

Temos que mostrar isso, porquanto os pergaminhos do clube assim o exigem.

Por enquanto ainda temos a cara lavada e é isso que me interessa. A HONRA e o respeito pela competição são atitudes que exijo ao meu clube.

Chalana vai pegar na equipa e vai ganhar a Madrid. Sou dos que acreditam no milagre.. E gostava que Chalana continuasse à frente da equipa até se concluir que há outro melhor.

Mas esta crise do Benfica tem provocado aqui no Porto uma onda propaganda negativa em desfavor do meu clube. Não falam noutra coisa. Mas isso é bom para o Benfica, na óptica daquela frase: “não importa que falem mal de mim; o que importa é que falem”

Mas deixo uma pergunta `a malta do Porto: saberão por acaso quem foi ADRIANO PINTO.?

È que eu sei

BENFICA, sempre ..

Texto de
João brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário