sexta-feira, 14 de março de 2008

HISTÓRIA DA BEIRA ALTA

(Trerras d abeira alta)

OS BRANDÕES

O povo da Beira, criado por entre as penedias toscas, que povoam esta pitoresca região, afastado dos lugares populosos e desprovidos de comunicações, é naturalmente sincero e leal, violento e destemido.

Os beirões são descendentes dos Lusitanos e habitam uma parte do território destes conservando em toda a sua pureza, o conceito elevado da sua independência.

O sangue de Viriato, rude pastor da Estrela, que tão alto fez erguer o valor da sua raça ferve ainda nas veias desse povo em defesa da sua terra que ama como a si próprio.

E tem dado sobejas provas disso, tanto na guerra da Restauração como na guerra da Península em que as hostes de Napoleão encontraram na sua província os mais valiosos e denodados combatentes.

Na retaguarda do exército anglo-luso e confundindo-se algumas vezes com este nos combates, caminharam ordenadamente os batalhões populares, chamados os do chuço, que eram formados por homens de todas as idades e até por mulheres, conduzindo toda a espécie de armamento, desde a espingarda caçadeira ao cajado do pastor, sempre dispostos a animar o ardor das lutas e a rápida execução dos legionários inimigos, que se desagregavam do montante das suas colunas e ficavam desgarradas para traz.

Parece que a um desses aguerridos batalhões populares pertenceu, como soldado raso, Manoel Rodrigues Brandão que devia a esse tempo ter aproximadamente 26 anos de idade.

Foi nessa luta patriótica que ele recebeu os primeiros baptismos de fogo, que o purificaram para as futuras campanhas da liberdade, em que se bateu com valentia e heroicidade.

No começo do ano de1814, a guerra peninsular estava próxima do fim tendo-se feito a paz em 30 de maio do mesmo ano

O exército português e os batalhões do povo, que chegaram a arvorar a gloriosa bandeira das quinas em Tolosa e Bordeus, regressaram à Pátria com as armas cheias de flores, animados de caloroso entusiasmo, por entre as festas patrióticas, na disposição de as depor, e retomar o trabalho dos campos para restituir à nação as energias perdidas durante os sangrentos combates, que duraram alguns anos.

Os Brandões teriam começaram nestes batalhões populares, chamados de os chuços.

Texto de

João brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário