quinta-feira, 6 de março de 2008

CRÓNICA DE WASHINGTON

(tu amigo CHE)

CRÓNICA de WASHINGTON
por Diogo Costa Sousa


Caro João Manuel


Recebi do Costa Sousa a crónica que comentei nos termos abaixo.

1 - O meu amigo está – me a puxar para um campo de areias movediças….e eu vou. O debate de ideias fascina-me e, não é a primeira vez que diria a um adversário: tens razão, eu estava errado ou enganado.

2 - Mas hoje não.. Isto da’ pano para mangas. Vamos às frases proferidas que tu agarraste e bem, foram tua escolha, eu proferi-as em conversa de amigos nos tais “retalhos de pensamentos ”e, foram elas: Num cesto de vinte pêras ha’ sempre quarto ou cinco podres ”e” cinco sujeitos gritando ouvem-se mais que cem calados”.

A moral a tirar e’ simples ;as podres vão contaminar as boas e não ao invés. Vinho que vai para vinagre não volta a ser vinho…lá diz o nosso povo e o Aleixo também dizia com razão….no caso presente, toda a argumentação anda a’ volta do que se vê nos noticiários sobre a luta dos professores! ..

Por azar, acho eu que foi por azar, escolheram para porta voz
“dos tais EQUIPADOS e com palavras de ordem ao peito um sujeito que se veio provar ser um mentiroso afundando com ele vergonhosamente toda a classe”

3 -. Continuando no teu comentário, agarraste outra frase; Meia dúzia gritando ouvem-se mais que cem calados----Isto quer dizer apenas uma coisa, que a maioria dos professores não se manifesta na rua! E à maioria silenciosa que quer ver o ensino melhorar, porque há espaço para melhorar, ha sempre espaço para melhorar!

4 - Pegas na frase e dizes: Será importante haver uniformidade de comportamento!...Heresia João, não queremos uniformidade de comportamento ! Como não queremos votações de braços no ar…disso tivemos que chegue por muito tempo, demasiado tempo.! E os que não estão de acordo? Como e’? Ou será que só os chefes de fila pensam ? Será que ha donos da verdade e vontade? Por não haver verdades e certezas absolutas eu, pessoalmente sou pelas reformas incrementais……se não der certo, volta-se atras repensa-se ,corrige-se o que ha’ a corrigir .equaciona-se e faz-se outra vez. Assim se passa no mundo empresarial e do trabalho…rentabiliza-se o”” MAN POWER que temos a’ disposição….vamos deixar que o governo a quem demos maioria absoluta faca o melhor que souber e, julguemo-lo no fim do mandato…..nos, os votantes pusemo-lhe o poder nas mãos, ele estão talvez usando o que se chama “a tirania das maiorias” foi culpa nossa…..se não gostarmos do desempenho no fim do mandato levam a tal vassourada e ,os senhores que se seguem têem obrigação de fazer melhor.

5- Era isto que querias ouvir? Incitaste-me e citaste-me de longe como o toureiro faz ao “inteligente” !

Um abraço meu amigo ,perdido e reencontrado…que tertúlias temos perdido por todos estes anos…..mas vamos continuar, isto não acaba aqui …lá isso não.

DIOGO…FELIZMENTE AINDA NO ACTIVO

Porto, 2008.03.05

My CARO AMIGO DIOGO,

Muy buenos días para usted.. Tu misiva me hay encantado. Ideas concretas y precisas. Va para publicación ene el blog as 24. Es un facto consumado.

Yo hay encarado nuestras conversaciones como un cambio de ideas y hay concluido que tienes una buena experiencia de vida. Te felicito por isso.

Así, temos

1- Nada de areias movediças.. Mi juego es limpio. No seria razonable de hacer eso con usted que considero un bueno amigo. De acordó, que el debate te fascine; a mi también.

2 –La expresión “EQUIPADOS”, no lo debía de ser utilizada porque entiendo yo que es una palabra maldosa. Porque razón “EQUIPADOS”?... Como deben de ir tajados los manifestantes.? Porqué catalogar las personas? Quién cataloga lo que pretende? Yo te puedo de llamar de “COIRÕES”. Y después? Son “EQUIPADOS “ contra los “COIRÕES”. Porque no puede de ser con palabras de orden? Entiendes que seria mejor con una simpatía
No hay ningún mentiroso ni hay afondado clase ninguna. Hay sido lapso solamente.

3 – Totalmente incorrecto. La mayoría de los profesores se hay manifestado en la calle. No hay mayoría silenciosa aquí. Todos lo quieren ver las mejorías en el encino. El gobierno lo pienso que no y eso me entristece..

4 – Si, es eso que yo defiendo, la uniformidad de comportamiento, todos haciendo lo mismo. Los que no están de acuerdo no levantan el braco.Estoy de acuerdo que no hay dueños de verdad ni de voluntad. Las putanas de las reformas que tu preconizas no más terminan. Para tras y para a frente.... puta que las pariu.

5- Si, no estaremos de acuerdo en todo mas te comprendo. Próxima vez ire pedir ajuda a Manel Lima

Un saludo para ti
Joao Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário