segunda-feira, 17 de março de 2008

IMPRENSA/JN PORTO

(M.A.Pina)
O CANTINHO DO PINA

CINCO ANOS DEPOIS
Tesxto de Manuel Anónio Pina

Cinco anosdepoisPor outras, palavras, Manuel, António, PinaFoi há cinco anos, feitos ontem, a "cimeira dos Açores" em que, à margem da ONU e do Direito Internacional, Bush, Blair e Aznar (com Durão Barroso no triste papel de mestre de cerimónias) declararam guerra ao Iraque.

Uma guerra longamente preparada a partir de mentiras e provas forjadas. Segundo estudos independentes, só entre 2001 e 2003, Bush, Powell, Rumsfeld, Cheney, Condoleezza Rice e mais membros da Administração americana proferiram um total de 935 declarações falsas (incluindo fotos forjadas e informações fabricadas) sobre a existência de armas biológicas no Iraque.

Cinco anos e três biliões de dólares depois (a estimativa é de Joseph Stiglitz, Nobel da Economia em 2001), o Iraque continua mergulhado numa sangrenta carnificina civil, a Democracia está mais longe que nunca e a corrupção e o terrorismo campeiam.

A invasão, que fez soltar "lágrimas furtivas" de emoção a alguns, traduziu-se na maior catástrofe de sempre da política externa americana. Mas o saldo de vidas iraquianas é ainda mais devastador centenas de milhares de mortos e um número inimaginável de exilados.

Neste quadro de terror e mentira impunes, não deixa de ser chocante que, nos Estados Unidos, um governador seja forçado a demitir-se por ter mentido… sobre a sua vida sexual.

Publicação de
João britoSousa

1 comentário:

  1. FROM WASHINGTON,

    Caro Joao,

    No cantinho do Pina....o homem esta certissimo em todo o comentario excepto no ultimo paragrafo...ai' borrou a opa
    O governador teve que se demitir nao porque mentio ,ele nem tentou defender-se,ele demitiu-se porque pagou uma prostituta,fe-la deslocar-se a outro estado,e,talvez pior que tudo, ainda nao totalmente averiguado
    COM DINHEIROS publicos...como disse ainda a decorrer a investigacao nesta parte do processo.Ele foi vitima do crime que ele levou a vida a combater....crime organizado ,neste caso organizacoes de prostituicao.Esclarecido?
    UM ABRACO
    Diogo

    ResponderEliminar