quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

PEDROTO GANHOU LIMPO?....não me parece.


(Zé Maria Pedroto)
PEDROTO e ADRIANO PINTO é que ganharam parece-me...
Do bogue http://algarve-desunited.blogspot.com/ retirei o seguinte:
"J.M. Pedroto, nome incontornável da história pós-25/4 do fetbol portuga foi jegador do Zulitane de VRSA, descobri após colarem o CRÓME dele. Nos comentários apareceram pessoas ofendidas com referências a estórinhas de controlar arbitragens e na sei que mais... não... que heresia... pouca vergonha... falar assim de alguém que já faleceu... and that reminds me... falou-se muito no Adriano Pinto quando ele morreu, não se falou? "

e
do jornal record de 2007..12.31, retirei,
….. e não como aconteceu nos últimos vinte e cinco anos, onde a efectiva sede do poder do futebol foi dominando a federação e originando distorções que atrasaram a sua evolução de algumas décadas.
Tudo começara com dois absurdos: o de os clubes não terem lugar na assembleia geral (AG) da Federação; e o de as associações distritais, órgãos regionais, terem a maioria de votos naquela assembleia, que devia ser, e não era, a cúpula do poder central do futebol.
Quem mandava eram as associações, desde a escolha do presidente da federação à do elenco que o acompanhava, à definição e exercício dos seus poderes, à disciplina, e, sobretudo , à arbitragem Na prática, mandavam só algumas associações, mancomunadas e que, entre si, faziam uma maioria. Vejam quais e como!
DE COMO ADRIANO PINTO FOI O PATRÃO DO FUTEBOL...
Como os votos na tal AG eram contados em função do número de clubes de cada associação e a AF Porto era a que tinha mais, “sucedia” a que duas ou três associações chegavam para garantir entre si, uma maioria.
A AF de Lisboa, era a segunda maior, mas ficava sempre de fora, a congénere do Porto aliava-se à de Braga e por exemplo à de Aveiro e garantia todas as decisões.
O executor desta impensável artimanha foi, durante décadas o meu colega (contabilista) Dr Adriano Pinto, que se dizia o “patrão” do futebol e que, sendo homem de letras grossas se mexia muito bem nos meandros deste futebol caseiro. Ele até dizia, alto e bom som que “cedo a presidência (da FPF) a Lisboa, só quero a arbitragem”.
FOI O QUE TEVE DURANTE VNTE ANOS, em que deu cartas e atrasou de décadas a evolução do futebol português., entregue a meia dúzia de caciques locais, sem visão nem grandeza
Dizem os estudiosos que todo começou por inspiração de José Maria Pedroto cuja tese era a de que, para se ser campeão nacional de futebol, era necessário dominar (na altura na FPF), os órgãos da disciplina, mas, sobretudo, o da arbitragem .O último passo deste tango, foi a mudança para o Porto, da sede da organização do futebol (com a Liga) a que Lisboa assistiu de braços cruzados..
Até que um desconhecido procurador de Gondomar dar um murro na mesa....
Artigo retirado do jornal RECORD, da autoria de Rui Cartaxana e publicado em 2007.12.31,
página 31.
MEU COMENTÁRIO
A evidência é flagrante... PORTO, cidade sem honradez, será?.....
Recolha de
João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário