sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

NINGUÉM PODE DESESPERAR

(S.Paulo/bRASIL)


NINGUÉM PRECISA DESESPERAR'
Artigo retirado do Estado de S. Paulo.

Para investidor, aposta é para o futuro
José Henrique Lopes e Renée Pereira

Olhar para o futuro. Esse é o consolo evocado por alguns investidores para manter a cabeça no lugar em momentos de nervosismo.

O administrador Murilo Dutra divide com os colegas o que aprendeu em agosto do ano passado. Naquela época, tomou um susto com quedas sucessivas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e livrou-se dos papéis que tinha.

“Só recuperei meus rendimentos com os IPO’s (oferta pública inicial, em inglês) da Bovespa e da BM&F”. Hoje, usa essa experiência para acalmar alguns dos 58 membros do clube de investidores que criou, em parceria com dois amigos, há seis meses. “Tem gente assustada, mas todos sabem que temos uma política de investir no longo prazo”, afirma. “Ninguém precisa se desesperar.”A decisão tomada pelo grupo – baptizado, certamente não por acaso, com o nome de “Os Visionários” - é sentar e esperar o fim da turbulência. “Decidimos preservar nossa carteira. Não vamos vender nada, nem adquirir papéis”, explica. Actualmente, o clube tem acções de empresas como Vale, Gerdau e Itaú.

Em dezembro, após passar mais de dois anos espiando a movimentação dos pregões da Bovespa, o analista Júlio Tsukamoto achou que era hora de estrear no mercado. Comprou acções do Banco do Brasil e da Perdigão. Mas nem teve tempo de curtir a euforia que muitos outros investidores viveram durante o ano de 2007.

“Fiquei muito triste, mas tem de ter sangue-frio. Vou esquecer esse dinheiro”, diz. “Resolvi parar de acompanhar as cotações. Nem olho mais.”

Apesar da pouca idade, Felipe Bartalo, de 16 anos, fala com a tranqüilidade de um experiente investidor. “Meu dinheiro não é para agora”, afirma. Com o apoio da mãe, que assina os documentos da corretora como titular, o estudante mantém um fundo com acções de grupos como Vale, Petrobrás e Gerdau. Para isso, usa o dinheiro que ganha dos familiares em datas como aniversário e Natal e fecha a torneira dos gatos do dia-a-dia

O MEU COMENTÁRIO

Jogar na bolsa de valores é meio caminho andado para se perder dinheiro.todo.

João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário