quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

ELEIÇÕES AMERICANAS

(senador McCain)


McCAIN vence na Flórida e assume a liderança da corrida republicana

Senador supera Romney e deve receber hoje o apoio de Giuliani, que amarga um distante 3.º lugar

Patrícia Campos Mello, MIAMI


O senador pelo Arizona John McCain venceu as primárias republicanas de ontem na Flórida, superando o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, segundo projeção das TVs americanas com base em resultados parciais. O triunfo dá a McCain um grande impulso para a Superterça, dia 5 - quando serão realizadas primárias republicanas em 21 Estados -, principalmente porque mostra que ele tem apelo também na base do partido e não depende somente dos eleitores independentes.

Apurados 79% dos votos, McCain tinha 36% e Romney, 31%. O ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani vinha num distante terceiro lugar, com 15%, seguido de perto pelo ex-governador de Arkansas Mike Huckabee, com 14%. Com isso, cresce a expectativa de que Giuliani abandone a disputa. Já Huckabee afirmou que seguirá em frente.Durante a campanha na Flórida, McCain apostou em suas credenciais de política externa para conquistar eleitores no Estado, que tem forte presença militar. Daqui para a frente, o senador também contará com a vantagem de ser percebido pelos eleitores republicanos como o mais “elegível”, ou seja, o único candidato do partido que conseguiria derrotar a senadora democrata Hillary Clinton nas eleições de novembro.

Já Mitt Romney ressaltou na campanha a sua experiência empresarial e se apresentou como o melhor candidato para tirar os EUA da crise econômica. O ex-governador deve continuar a usar suas habilidades como administrador para ganhar votos na Superterça, dia 5. Os dois passaram o dia trocando acusações.

McCain voltou a acusar Romney de defender um cronograma para a retirada de tropas do Iraque. Romney, por sua vez, criticou a falta de conhecimentos de McCain sobre economia.O jogo duro da campanha se justifica. As primárias da Flórida dão ao vencedor todos os 57 delegados em jogo.

Até ontem, o líder da corrida republicana era Romney, com 74 delegados. Mas McCain, com seu triunfo na Flórida, assumiu a liderança, com 97.Para McCain, a Flórida significou seu maior teste até agora, já que o Estado foi o primeiro a realizar prévias fechadas, ou seja, sem a participação de eleitores independentes, que deram a ele a vitória em New Hampshire e na Carolina do Sul.Já para Giuliani, a Flórida era a última chance de manter sua candidatura viva. Em uma estratégia arriscada, ele ignorou as primeiras prévias e dedicou-se totalmente ao Estado, onde passou mais de 50 dias em campanha.

Mas acabou amargando o terceiro lugar. Antes mesmo do encerramento da votação de ontem, Giuliani, diante de pesquisas que já o apontavam em terceiro, admitiu pela primeira vez que pode retirar sua candidatura. “Minha decisão será tomada na quarta-feira (hoje) de manhã”, afirmou o ex-prefeito. Fontes republicanas indicaram que ele deverá declarar hoje seu apoio a McCain.

DEMOCRATAS

Na Flórida também foram realizadas ontem primárias democratas, mas, assim como ocorreu em Michigan, seu resultado não tem validade - o diretório nacional do partido resolveu desconsiderá-lo como punição à direção estadual por esta ter antecipado a data das prévias. Os candidatos democratas comprometeram-se então a não fazer campanha no Estado. De qualquer forma, a senadora Hillary Clinton foi a mais votada. Apurados 79% dos votos democratas, ela estava com 50%, seguida pelo senador Barack Obama (com 33%) e pelo ex-senador John Edwards (com 14%).

Rcolhido do ESTADO DE S. PAULO

por João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário