terça-feira, 29 de janeiro de 2008

EU e o REITOR

(reitor UP)
“BASTA DE LAMÚRIAS E BAIRRISMOS SERÔDIOS,

São estas as palavras proferidas hoje pelo Reitor da UP, Professor Doutor José Marques dos Santos, que coincidem com as minhas, quando disse:

"Perante a ausência de órgãos regionais com legitimidade democrática, a sociedade civil nortenha, não tem outra via para liderar o processo de desenvolvimento, que não seja a coopetição (COOPERAÇÃO e COMPETIÇÃO) entre instituições, de forma a gerar massa crítica."

ESTOU INTEIRAMENTE DE ACORDO.

Quem é José Marques dos Santos?

José Marques dos Santos foi eleito Reitor da Universidade do Porto. O actual vice-reitor, professor catedrático da Faculdade de Engenharia, vai assim suceder a José Novais Barbosa à frente dos destinos da maior universidade portuguesa. Numa votação ocorrida entre as 8 e as 20 horas Marques dos Santos obteve 139 dos 197 votos expressos, contra os 50 conseguidos pelo seu oponente, o também vice-reitor José Ferreira Gomes (registaram-se 8 votos em branco). Lembramos que o reitor é eleito pelos membros da Assembleia da Universidade, órgão colegial composto por representantes de professores e investigadores (50%), alunos (35%) e funcionários não docentes (15%) de todas as faculdades da Universidade do Porto.

O novo reitor nasceu em Bolama, Guiné-Bissau a 31 de Janeiro de 1947. Licenciado em Engenharia Electrotécnica pela Universidade do Porto em 1971, doutorou-se pela Universidade de Manchester (Reino Unido) em 1977. É professor catedrático da Faculdade de Engenharia desde 1989, tendo assumido a direcção da faculdade durante 11 anos consecutivos, entre 1990 e 2001. No ano seguinte assumiu uma das vice-reitorias da Universidade do Porto, tendo seu cargo a instalação e presidência do IRIC - Instituto de Recursos e Iniciativas Comuns.

João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário