sexta-feira, 7 de setembro de 2007

O BANCO NACIONAL ULTRAMARINO ANOS 60


O BNU NOS ANOS SESSENTA

Os trabalhadores bancários que operavam em Lisboa na rua Augusta no BNU, anos sessenta, muitos deles eram provenientes da Escola Comercial e Industrial de Faro e da Escola de Silves, onde havia grandes professores de contabilidade

Um dos mais antigos colaboradores do Banco era o João Ramos que viera de Silves com o Barradas, gente séria, incapaz de enganar o patrão. Funcionários exemplares, cumpridores na entrada nas instalações do Banco e creio que também na saída.

O João Ramos quando se reformou, ficou a trabalhava numa qualquer organização de reformados dentro do Banco e ia passar os fins de semana a Silves., a sua terra natal. Para isso, tinha reservado para todas as semanas um lugar na Mundial de Turismo, que era o primeiro banco da frente, para se deslocar `a santa terrinha. Este João tinha cada uma...

O Barradas era aquele homem frio e sem sorriso. Todo ele era profissionalismo. Uma vez estava com uma malta amiga em Almada e apareceu o Barradas que também lá morava Conversa para aqui conversa para ali e diz um... ó Barradas, tens sabido do Machado? Esse do Seixal, perguntou o Barradas, sim esse.... é pá esse gajo chegava sempre atrasado ao Banco e ia dizer ao chefe que chegava atrasado porque o barco dançava.... no mar, e ele tinha medo....

De Silves havia ainda o Ladislau Calvário, benfiquista e que jogou a ponta de lança no clube desportivo da terra, sempre muito bem aperaltado mas que trabalhou em Almada e que às vezes ia à sede fazer uns biscates.

Constava lá por Faro, nos meios académicos que a malta da Escola de Silves tinha muito bom aproveitamento em Contabilidade , pois havia lá bons professores da área, como o Dr. José Correia, o Dr. Serôdio e a Drª Alcina Palmeira

Da minha Escola de Faro é que havia muita malta a trabalhar na banca, principalmente no BNU em Lisboa.

O mais antigo que eu conheci foi o Zé Clérigo do Passo da Fuzeta, que quando aluno na Escola do Magistério Primário foi contemporâneo do Franklim Marques, do João Manjua, do Francisco Zambujal, do Luís Cassito de Beja e de outros... e já possuía um carro para passear as raparigas. O Zé começou como professor primário tendo ido para o banco mais tarde. Trabalhava nos serviços de Contencioso do banco quando se reformou.

Depois o Zeca Bastos, El Pepe, que era como lhe chamavam por jogar muito bem à bola, sempre muito penteadinho e sempre com as botas muito engraxadas o Pepe era um talento. Uma vez , à noite, foi treinar ao Seixal para assinar contrato de profissional mas as coisas correram para o torto e não pôde ser nada.. profissionalmente o Zeca era super asseado. Como trabalhava na Contabilidade tinha a secretária sempre com muitos papéis, mas tudo super arrumado. Uma vez comprou um casaco de lã de carneiro australiano que durou alguns vinte anos e o Zeca já estava danado com o casaco. Nunca mais a traça entrava no casaco...Era capaz de estar até às três da manhã, `a espera dela. Não desgrudava. Na equipa de futebol da Escola jogava a médio com o Julião de Carvalho

.O Alexandre, que estava nos serviços pessoal e é irmão do Donaldo e dizem que ia passear aos domingo para Cascais.

O Daniel Mendonça, que se licenciou em Direito, à noite e foi Director de Recursos Humanos no Banco e foi ele que organizou em Lisboa o primeiro almoço dos antigos alunos da Escola a que eu tive o grato prazer de estar presente, ao lado do Dr. Honorato Viegas e em frente do Prf. Doutor Aníbal Cavaco Silva.

(continua)

João Brito Sousa.

3 comentários:

  1. Com a tua memória prodigiosa fizeste aqui um bom aproveitamento da interligação entre os empregados do BNU e os alunos das escolas comerciais de Silves e Faro, que de facto nos anos 50 e 60 formaram uma quantidade de pessoal para todos os Quadros daquele Banco.

    O Barradas e o João Ramos são da geração de 50. O Barradas, um eterno contestatário das injustiças do Banco e da vida, ficou-se cá por baixo. Era de esperar. O João Ramos ao contrário dele, enaltecedor da coisa do Banco e das coisas da vida, subiu. Foi até Director Coordenador,e não vai a Silves só para ver a santa terra e parecer bem. Fica a saber que grandes terras, plantações e casas lá tem, como um carro de boa marca lá o espera também. O Machado do Seixal é o Helder Machado, irmão do Donaldo, 'engatatão' a vida inteira,dizia que namorava a Almira, que naquela altura lhe dava explicações.

    Mas voltemos ao Barradas, porque ele tem um pouco de Brito de Sousa também, sabe tudo da malta que do tempo dele vem. Há tempos encontrei-o, ia entregar o toto-milhões, meti-me com ele "o que ia fazer a tantos milhões" e logo lhe saiu a história do Rodrigues, grande cabeça nos tempos de escola deles. O Rodrigues saiu da escola e empregou-se numa loja de fazendas em Silves, que nem mais, era do avô do Francisco Louçã, o do Bloco. Às tantas já conhecia o negócio tão bem, por fora e por dentro, e como da cepa torta não saía, abala para Faro e monta uma loja de pronto-a-vestir na Rua de Santo António, uma das primeiras do género a "Casa Rodrigues", que durante muito tempo se manteve próspera mas a dada altura começou a andar às portas da falência. Não é que o Rodrigues teve sorte, e entretanto não é que lhe sai a sorte grande na lotaria! Ele que até então era um lojista conhecido e conceituado começou a esbanjar à grande e a francesa. A loja moderniza-se, não olha a gastos, e não é que vai mesmo à falência! Mas ainda lá existe, trespassou-a concerteza.

    Como disse, isto foi uma história verdadeira do Barradas, mas que coincidência incrível. Não é que olhando agora para o teu Blog, dizes que o homem faleceu! Depois desta coincidência, por hoje nada mais digo,é lamentar e mandar condolências.

    Salvador

    ResponderEliminar
  2. Sobre a Selecção Nacional

    Ontem falámos do gostar ou não da selecção de futebol. A propósito hoje li na Bola um artigo do Vitor Serpa. Eu subscrevo por baixo. Lê.

    Salvador

    ResponderEliminar
  3. Porto, 2007.09.08

    ORA VIVA.
    Muito bom texto ó ALEIXO.
    Obrigado por complementares a informação.

    Quano`a Selecção talvez faça um
    post amanhã.

    Aí vai um abraço do

    BS

    ResponderEliminar