quinta-feira, 13 de setembro de 2007

A CASA DO COMPROMISSO EM FARO

(casa do compromiso marítimo em Faro)

HISTÓRIA
A casa do Compromisso fica situada na esquina da rua de S. Pedro com a Rua do Compromisso Marítimo

Trata-se de um edifício que se julga datar do Séc. XIV, ainda que tenha sido totalmente reconstruído em 1709, no local da casa anterior.

Este edifício de dois pisos, com beirado saliente e telhado de tesoura, constitui um bom exemplo da permanência do formulário da Arquitectura Chã nos princípios do século XVIII. O responsável pelo projecto foi o mestre pedreiro algarvio Ignácio Mendes um dos mais prestigiados de então.

Destacam-se na fachada lateral do edifício, os dois arcos de volta perfeita, que correspondiam outrora ao açougue dos mareantes. O edifício pertence hoje ao Centro Regional da Segurança Social.

A actual denominação pretende chamara atenção para o Compromisso Marítimo de Faro, benemérita associação dos marítimos que, como Confraria do Bom Jesus dos Mareantes, já existia em 1336, sendo por isso das mais antigas instituições portuguesas do género.

No conceito medieval, Confraria era uma associação voluntária em que se agrupavam os irmãos para um auxílio mútuo, tanto no campo material como no espiritual.

No campo especifico dos mesteres há seguros indícios de que a afinidade da profissão tenha conduzido ao agrupamento de ofícios na mesma associação, também designada confraria e regulando-se por um compromisso, que não era mais do que a expressão da vontade dos irmãos.

Os compromissos marítimos eram associações das gentes dedicadas às fainas do mar, que, para além do culto religioso, defendiam os privilégios, isenções e interesses dos associados, fornecendo o «Cmpromisso às famílias dos marítimos, de serviços médicos, cirurgião, sangrador, botica e socorros pecuniários quando estão doentes, velhos e pobres para cujos fundos todos concorrem com parte dos seus lucros, quer sejam de pescas, quer de viagens».

A Confraria do Senhor Bom Jesus dos Mareantes, é uma Associação Pública de Fiéis, erecta na Igreja Paroquial por sua Santidade o Papa Paulo III por Bula de 26 de Maio de 1549.

A Confraria do Bom Jesus dos Mareantes está missionada para atingir, em nome da Igreja e em relação com o Conselho Pastoral Paroquial, quando existente, o fim principal de exercer culto e veneração do Senhor, a prestação de socorros aos seus associados, a administração dos rendimentos certos e eventuais da mesma Confraria, a prestação de sufrágios aos Irmãos já falecidos e outros fins litúrgicos que a Assembleia Geral julgue conveniente.

BIBLIOGRAFIA – Histórias à solta nas ruas de Faro de Libertário Viegas (Dr)
Faro, Edifícios Notáveis, Edição da Câmara Municipal de Faro.

Dicionário de História de Portugal d e Joel Serrão.



João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário