quarta-feira, 12 de setembro de 2007

A CASA DOS RAPAZES DE FARO

(casa dos rapazes/FARO)
A INSTITUIÇÃO CASA DOS RAPAZES

A Instituição Casa dos Rapazes tem todo o meu respeito e apreço..

Ocorre-me falar dela aqui, porquanto me parece ser uma obra de interesse inquestionável para a cidade. E é uma Instituição honrada, generosa, credível mas sobretudo humilde. E que cultiva os valores da honra e da solidariedade.

Nunca lá estive, não conheço nenhum dos seus dirigentes, ninguém me pediu para escrever isto, não li nada,. Mas a obra está aí... à vista de todos. E, penso eu, é de enaltecer.

O objectivo desta crónica é fazer relembrar à cidade de Faro que a Instituição existe, porque penso, e oxalá me engane, ela não é suficientemente conhecida de todos. E entendo que a cidade deveria ser totalmente solidária com ela e, sobretudo, deveria sentir-se orgulhosa dela e ajudá-la por todos os meios tidos como possíveis.. Se é isto que está acontecer fico satisfeito e retiro as minhas palavras de dúvidas.

Falar de quê, então?...

De pessoas, obviamente. Tenho esta pancada de gostar das pessoas. Cada pessoa que conheço pela primeira vez é uma conquista e deixa-me satisfeito, porque entendo que nos conhecemos mal uns aos outros, somos invejosos, somos chatos, somos isto e mais aquilo e já Cristo disse que o caminho não era esse: amai-vos uns aos outros, esse é o caminho.

E falar de pessoas para quê?...

Fundamentalmente para enaltecer as virtudes da Instituição, se concluirmos isso e para recordar aí uns amigos do meu tempo de aluno da Escola Comercial e Industrial da cidade. O que eles fizeram, é o reflexo do desempenho deles próprios e da Instituição que os acarinhou, neste caso a CASA DOS RAPAZES. Só conheço exemplos de sucesso, por isso, na minha leitura a Instituição Casa dos Rapazes é uma Instituição de sucesso.

Começarei por recordar aqui o meu colega de turma lº ano do Ciclo Preparatório, José Mateus Ferrinho Pedro que fez o Curso Comercial comigo e teve um desempenho de grande relevo na banca comercial. Foi um bom aluno e um bom profissional.

Quase todos eles, pelo menos aqueles que conheci na Escola tinham muita aptência para o desporto, como o Queixinho, o Zé, o Sebastião, o Pescada, o Barracosa, o Dias,o Jesuíno e o Eleutério .. e outros tinham menos como o Hélio, o Ladari....

Daquilo que sei estão todos bem na vida. E assim sendo só me resta felicitar a Instituição que os apoiou; A CASA DOS RAPAZES.

Com todo o respeito.

João Brito Sousa,.

1 comentário:

  1. caro joão brito de sousa
    fui um dos rapazes a que se refere neste seu artigo e que muito me sensibilizou, porque já lá vão alguns anos. Quando de referiu ao Ferrinho,
    106 !! fez-me recordar os meus velhos tempos que passei naquela instituição, que gratas memórias prevalecem no meu espirito.
    provavelmente andámos na mesma escola onde tirei o curso comercial antes do ferrinho, e ele deve certamente recordar-se do "80".
    se estiver com ele dê-lhe um grande abraço da minha parte. todos aqueles que refere, como o Queixinho (65)o Dias (13) o Barracosa, o Jesuino (118)o Sebastião (55)o Ladari e tantos outros, estarão sempre no meu pensamento e coração, porque todos passámos pelo mesmo, naquela época de 1950.Um abraço para todos do (80).

    ResponderEliminar