segunda-feira, 10 de setembro de 2007

A FRASE DE HOJE

(baltazar grácian morales)
A FRASE DE HOJE

“A CONFIANÇA É A MÃE DO DESCUIDO"... de baltazar grácian
A frase acima é de Baltasar Gracián y Morales (Belmonte de Gracián, 8 de janeiro de 1601Tarazona, 6 de dezembro de 1658) que foi um importante prosador espanhol do século XVI ao lado de autores como Francisco Quevedo e Miguel de Cervantes, além de teólogo e filósofo

É conhecido como líder do concepticionismo, estilo literário caracterizado pela sobriedade e a concisão. Sua obra inclui seis livros: alguns sobre a arte da escrita e outros sobre a ética da vida, nos quais publicou usando um pseudônimo.

Estes livros tiveram sua verdadeira autoria descoberta e o autor foi punido com a proibição de publicar seus escritos e a perda da cátedra.

É um escritor do Século de Ouro (Siglo de Oro). Entre sua prosa didática destacou-se a obra A arte da prudência. Gracián influenciou pensadores como La Rochefoucauld, Voltaire, Jacques Lacan e principalmente os filósofos Schopenhauer e Nietzsche.

Em 1985, a o município onde nascera foi renomeado para Belmonte de Gracián (Belmón de Grazián em aragonês) em homenagem a ele. A paróquia da cidade conserva o documento de baptismo de Baltasar Gracián y Morales que data o dia de 8 de janeiro de 1601:
Baltasar Galacián hijo del Licenciado Galacián y de Angela Morales conyuges fue baptizado en 8 de janeiro por Mosen Domingo Pascual, padrinos Mosen Martín Carrasco y María Fabián.

Seu pai, Francisco, era médico natural de Sabiñán e sua mãe, Ángela, de Calatayud. Teve sete irmãos, alguns, como ele mesmo, religiosos. Passou a infância em Toledo com seu tio Antonio Gracián, padre capelão de San Juan de los Reyes.

Ingressou na Companhia de Jesus com dezoito anos e em 1641 já era pregador de renome. Foi reitor dos colégios jesuítas de Tarragona e Valência e, em 1646, portou-se heroicamente na Batalha de Lérida contra os franceses, da qual deixou interessante descrição epistolar.


O MEU COMENTÁRIO

BALTAZAR Grácian era um homem culturalmente evoluído. Era um estudioso e professor pelo que a as frase “ a confiança é a mãe do descuido” está, na minha opinião, perfeitamente ajustada à realidade.

Isto quer dizer que no mundo da ciência e do conhecimento as coisas evoluem tão rapidamente que o que é verdade hoje pode já não ser amanhã.

A coisa era muito mais evidente nos tempos académicos de Baltazar, quando a ciência estava em pleno desenvolvimento e os académicos descobriam novas regras e teorias muito rapidamente.

Nessa altura, os académicos não poderiam estar descuidados mas sim atentos aquilo que ia acontecendo. A atitude vigente deveria passar por se considerar que nada estava descoberto mas sim que tudo estava em evolução....

Se houvesse confiança nos nossos conhecimentos, a investigação poderia diminuir e os resultados obtidos, poderiam ficar afectados por isso.

CONFIAR... nunca.

João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário