segunda-feira, 3 de setembro de 2007

LITERATURA

(jaime batalha reis)


JAIME BATALHA REIS.


Nas memória s de Raul Brandão (Tomo III, Volume I) , vem uma evocação ao Jaime Batalha Reis, um académico e diplomata contemporâneo do Eça de Queiroz., que eu acho espectacular.

É assim,

“Cada dia que passa, acho este homem mais extraordinário do que nunca. Por dentro e por fora. Levanta-se fresco como um rapazote e com uma força e lógica novas para discutir com os outros.

O que ele quer é discutir...

Se tem quem o ature, está a pé toda a noite. De manhã toma um banho de água fria, conserva-se uma hora em pêlo, ao ar, e dá um passeio de léguas; de tarde, exaure os rapazes e os homens que vivem na York House com ele - o Pascoaes, o Justino, os poetas Toda a noite! Toda a noite! E logo de manhã é o primeiro a levantar-se, sempre com o mesmo viço e frescura. Vive para raciocinar, para discutir todos os problemas - para construir uma filosofia uma estética: - O fim da arte não é o belo, é o indefinido..

Às vezes pesa arrobas, porque nunca se cala. Duma vez, ia com o Soveral, para França, no comboio e, quando chegaram ao Entroncamento, o Soveral, que não podia mais e não era caco para semelhantes discussões, disse-lhe:
_ Batalha Reis, vamos fazer uma combinação: nós agora, até Paris, fingimos que temo as relações cortadas...

O pior que há na vida, diz Batalha, sem amargura, é o irremediável. Ao falar assim faz recordar essa gente admirável do Senado. Homens tremendos! Geração tremenda! Este, só cabeça, só engenho, só concepção- é duma força e nos deixa exaustos. É uma mola de aço sempre nova, Diz:

Vou amanhã para Torres, Quinta da Viscondessa onde vivo, vou, porque tenho lá as minhas filhas e porque o meu vinho ainda está na mãe e preciso de trasfegá-lo...


O MEU COMENTÁRIO.

Dá-me particular prazer saber novas desta geração, que, mais ou menos, encaixou na Geração de 70.

Jaime Batalha Reis não era um génio da Literatura; foi apenas contemporâneo dos Mestres.

Diz Raul Brandão que o batalha gostava de discutir. Eu acho isso óptimo porque eu próprio as procuras. Duma maneira geral, a malta não gosta. Mas este era o terreno favorito do Batalha.

Discutir é trocar ideia sobre determinadas matérias e defendê - las. E isso dá esta
malta.

Eu gosto,

E tu, não és Batalha Reis?

João Brito Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário